REDES SOCIAIS:

TwitterFacebookgoogle pluslinkedinrss feedE-mail

segunda-feira, outubro 29

JMJ Rio 2013


COMITIVA DO VATICANO AVALIA PREPARATIVOS PARA A JMJ NO RIO


O Papa, como chefe de Estado, precisa de uma organização prévia de todas as suas viagens, a fim de preparar a agenda dos atos protocolares, centrais e especiais. Para desenvolver esta organização, uma comitiva responsável pelas viagens internacionais do Santo Padre encontra-se no Brasil para debater questões referentes à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013.
A comitiva, liderada pelo Dr. Alberto Gasbarri, também é formada por Stefannia Izzo e Paolo Corvini, que se juntaram ao grupo nesta quinta-feira, 25. Durante o dia, eles visitaram espaços da possível presença do Papa durante a Jornada, no Rio de Janeiro.
A Jornada é uma preparação feita a várias mãos. Há uma parte que é feita pela Arquidiocese do Rio de Janeiro. Outra que é feita pelos governos, federal, estadual e municipal, e outra ainda realizada pelos grupos da Santa Sé. O grupo que hoje visita o Rio de Janeiro é o que cuida diretamente das viagens do Santo Padre.
“Foram apresentadas várias propostas e eles estão avaliando todas elas. Não só em termos de tempo, mas também em termos de espaço. O que é cada uma das propostas apresentadas, o que isso significa”. explicou o coordenador geral da JMJ Rio 2013, monsenhor Joel Portella Amado.
Segundo ele, ao final da visita, que termina neste sábado, 27, será emitido um primeiro laudo sobre a impressão do que foi a visita, o que é possível ser feito e o que não é. Depois disso, virá um documento de Roma, com a programação definitiva, ligada à visita de Bento XVI.
Com relação ao local para o encerramento do evento, que envolve uma Vigília e uma Missa, Guaratiba foi uma possibilidade apresentada pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Mas, ainda não há confirmação oficial. Estão sendo estudadas outras possibilidades.
A comitiva também visitou, na quarta-feira, 24, o Centro de Operações da Prefeitura, e demonstrou satisfação em conhecer a capacidade técnica e operacional, que, acreditam, favorece a mobilidade na cidade.
“Essa Comissão levará todas as propostas ao Santo Padre, para que ele defina como será sua presença aqui. É um belo momento e eu creio que a JMJ Rio2013 está dando passos importantíssimos, com todas essas definições, ao mesmo tempo em que sabemos e contamos com a boa vontade das autoridades, que são as pessoas que nos recebem muito bem e com grande preocupação de fazer o melhor possível para o Brasil e para o Rio de Janeiro”, afirmou o arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio 2013, Dom Orani João Tempesta.
“O encontro está sendo muito bom, e me parece que o responsável pelas viagens internacionais do Papa, Alberto Gasbarri, está satisfeito com os diversos lugares que temos visitado. Mas é claro que têm muitas outras coisas que ainda precisam ser definidas e, por enquanto, esse é o objetivo do trabalho”, destacou o núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni d’Aniello.
A Jornada Mundial da Juventude está marcada para os dias 23 a 28 de julho de 2013. Mais informações no site oficial do evento: www.rio2013.com
Por Canção Nova

0 comentários:

Postar um comentário

O uso incorreto deste meio, acabará na exclusão do seu comentário. Seja moderado(a). Mantenha o respeito quando for comentar. Obrigado!

 

Movimento Jovem - JP (FUND/2011)