REDES SOCIAIS:

TwitterFacebookgoogle pluslinkedinrss feedE-mail

quinta-feira, abril 26

A Moda e a Fé


Muitas pessoas, cristãs ou não, ainda acham que “moda” e “fé” (independente de qual seja) são assuntos que não se misturam. Mas há muito tempo, eu estou com uma pergunta em minha cabeça: o modo em que nos vestimos, o que usamos como acessórios, entre outros, podem ser aliados nossos na hora de levar a Palavra de Deus e a Nossa Fé aos demais? Esse assunto é polêmico, mas eu sempre achei ele interessante para ser discutido.

Tudo bem que a moda é, muitas vezes, relacionada com vaidade e com luxúria (que são pecados). Mas, e se usássemos o modo em que nos vestidos à favor de levar a palavra de Deus às pessoas? Se usássemos o nosso estilo pro Espírito Santo agir através de nós e chegar a todos os corações? Você, amigo, nunca pensou nisso?
Apesar de não ser especialista em moda, eu sempre achei interessante observar o que as pessoas estão vestindo em diversos lugares – na rua, escola/faculdade, trabalho, igreja, festas, baladas, etc. Mas, desde que eu me reencontrei na fé e comecei a ir direto em missa, encontros de jovens, grupos de oração, entre outros, eu acaba observando (mesmo sem querer) o que cada pessoa presente no local vestia. Muitas pessoas sabem se vestir adequadamente em cada ocasião, mas tem pessoas que precisam ter um senso crítico maior, pois determinados locais tem roupas específicas para serem usadas.
Muitas pessoas diriam “Fulano, moda vem de cada um…cada um se veste como quer”. Em parte sim, em parte não. Você iria de terno e gravata, em um dia de muito calor, dar um mergulho em uma praia ou piscina? Claro que não, né? E você iria de micro-saia em uma missa na sua paróquia? Você pode até dizer que não, mas eu já vi mulheres de micro-saia indo assistir a uma missa e não achei legal isso.

Independente de você ser homem ou mulher, em cada situação do nosso dia-a-dia, o bom-senso tem que prevalecer na hora de você escolher a sua roupa. Quando você for a alguma paróquia assistir a uma missa ou participar de alguma atividade de sua paróquia, prefira roupas mais discretas e respeitosas pois você está em um lugar sagrado. E isso vale para todos (católicos ou pessoas não-católicas que, às vezes, vão a uma igreja por causa de uma situação específica).
Seja qual for o seu estilo na hora de se vestir, acima de qualquer coisa, use-o para divulgar os seus valores, as suas crenças particulares e, principalmente, a sua fé em Deus, nosso Senhor. Quando Ele veio até nós, como Jesus Cristo, nos pediu a irmos ao mundo e levarmos o Evangelho a toda criatura (Marcos 16,15). Se seguimos de verdade o que Ele nos ensinou e queremos dividir esse amor incondicional com os outros em todo o mundo, e termos respeito de usar as roupas certas nas ocasiões certas, acho justo usarmos o nosso estilo e a moda para evangelizar.
Fonte: CATÓLICOS  VIA LUMINA

0 comentários:

Postar um comentário

O uso incorreto deste meio, acabará na exclusão do seu comentário. Seja moderado(a). Mantenha o respeito quando for comentar. Obrigado!

 

Movimento Jovem - JP (FUND/2011)