REDES SOCIAIS:

TwitterFacebookgoogle pluslinkedinrss feedE-mail

terça-feira, novembro 8

Amar é...


"Amar a Deus, ao Deus revelado por Jesus, o Deus Trindade, como tudo o que se é, com tudo o que se tem, com tudo o que se produz, com todas as possibilidades que nos foram dadas. Amar a Deus não 99%, mas com 100%, Deus quer todo o nosso amor. Não muito, mas todo amor possível."


"Amarás o Senhor teu Deus com todo teu coração, com toda tua alma e todo o teu entendimento. E amarás o próximo como a ti mesmo"

Caro Filoteu
Esse aí é o maior dos mandamentos. Mandamento não é sugestão, não é convite, nem dica. Mandamento não é pedido. Mandamento é uma ordem. É um imperativo! E que amor é esse? Um amor dirigido a Deus. Todas as potencialidades humanas são usadas. Com todo coração: com toda a vontade. A pessoa humana é um ser capaz de querer. Pode direcionar os próprios passos, pode dar um rumo à sua vida. Tem uma prerrogativa toda divina: a liberdade. Os vegetais vegetam, ou sejam vão para frente, florecem, frutificam, mas na vida silenciosa que lhe é própria. Os animais são animados, têm uma vida enquanto seres dotados de uma dinâmica diferente. Mexem-se, acontecem, vivem de forma animada. Por isso são animais. Entretanto, eles são guiados pelos instintos (de reprodução, de nutrição, de defesa, etc). As pessoas humanas têm uma dignidade toda particular. Têm instintos porque são animais, porém pensam, refletem, querem!!! Amar com toda a alma, isto é com todas as forças enquanto ser animado, com toda riqueza de seus afetos e paixões, com tudo aquilo que o respirar e viver permitem. E amarás ao Senhor com todo teu entendimento, isto é, com tua inteligência, com tua criatividade, com tua capacidade de pensar, resolver problemas, encontrar soluções, dar um sentido à vida, ufa, com toda a riqueza imensa que a inteligência permite ao ser humano de acontecer e ser como ser humano. Amar a Deus, ao Deus revelado por Jesus, o Deus Trindade, como tudo o que se é, com tudo o que se tem, com tudo o que se produz, com todas as possibilidades que nos foram dadas. Amar a Deus não 99%, mas com 100%, Deus quer todo o nosso amor. Não muito, mas todo amor possível.
E amar o próximo. Quem é o próximo? Quem eu encontro no meu caminho. Quem Deus coloca na minha estrada, ao meu lado, diante de mim. Diferente dos amigos que eu escolho, os irmãos, o próximos são aqueles que eu acolho! E amar como? Como a si mesmo. Acho que é bom dá um jeito na autoestima para amar as pessoas. Ajuda muito. Mas, esse amor é particularmente sobrenatural, ele é caridade, ele é ágape. É um amor gratuito, sem jogo de interesses. Não sei, mas em pobres palavras, resumidamente é isso.
Um abraço e que Deus te faça amar, pois, afinal Ele é amor (1Jo 4, 8.16)
 


Extraído do Rapadura Espiritual:
 https://rapaduraespiritual.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário

O uso incorreto deste meio, acabará na exclusão do seu comentário. Seja moderado(a). Mantenha o respeito quando for comentar. Obrigado!

 

Movimento Jovem - JP (FUND/2011)