REDES SOCIAIS:

TwitterFacebookgoogle pluslinkedinrss feedE-mail

quinta-feira, fevereiro 28

Nova evangelização: uma prioridade para o próximo papa.



O papa Bento XVI não deixará apenas de publicar a sua terceira encíclica sobre as virtudes teologais, que trataria da fé, como também deixará incompleta a exortação pós-sinodal sobre a nova evangelização.

Em sua homilia na missa de encerramento do Sínodo dos Bispos sobre a nova evangelização, em outubro passado, Bento XVI falou da "urgente necessidade de reanunciar o Cristo onde a luz da fé enfraqueceu, onde o fogo de Deus se reduziu a brasas que devem ser reavivadas, para se tornarem chama viva que dá luz e calor à casa inteira" (28 de outubro de 2012).
Um dos participantes do próximo conclave é o cardeal Donald Wuerl, arcebispo de Washington, DC. O cardeal foi o relator geral do sínodo de outubro e publicou um tratado de 90 páginas, intitulado “Nova Evangelização: a transmissão da fé católica hoje”.
Descrevendo o sínodo, Wuerl usa três palavras: positivo, unidade e pastoral.
Os últimos dez anos têm sido turbulentos, reconhece Wuerl, mas "estamos vivendo uma nova fase na vida da Igreja e caminhamos na direção certa", completa.
O cardeal observa que uma característica do último sínodo foi a unidade entre os bispos e a clareza em se reconhecer que todos os bispos presentes compartilharam uma profunda unidade na fé e uma convicção comum na necessidade de uma nova evangelização.
Este objetivo, explica Wuerl, não inclui apenas a pregação da mensagem do evangelho àqueles que não conhecem Jesus, mas também o auxílio, aos que já foram evangelizados, para redescobrirem a fé e retornarem à prática religiosa.
Esta nova evangelização parte da experiência de Jesus Cristo: este amor por Jesus e pelo evangelho deve ser compartilhado com os outros. "A missão principal da Igreja é a evangelização", explica o arcebispo de Washington.
Um dever
É importante compreender, prossegue Wuerl, que este dever de anunciar a verdade da salvação que encontramos em Cristo não é de responsabilidade exclusiva do clero ou dos religiosos. Citando o Vaticano II, o cardeal sublinha o papel vital dos leigos em dar testemunho da própria fé e em anunciar aos outros a mensagem de Cristo.
Apesar de Paulo VI já ter identificado a necessidade de um novo período de evangelização, é João Paulo II, no parecer do cardeal, quem pode ser definido como o verdadeiro pai da nova evangelização. Durante as suas muitas viagens ao redor do mundo, em que falou em vários idiomas, o papa polonês levou o ministério universal até os confins da terra.
Hoje em dia, há uma necessidade real e urgente de uma nova evangelização. Nós vivemos a nossa fé no meio de uma cultura altamente secularizada. Esta concepção limitadamente secularista da vida mudou radicalmente o contexto em que vivemos e transmitimos a nossa fé, considera Wuerl.
Estamos, portanto, em uma situação em que duas gerações de católicos não têm o conhecimento da oração, não percebem a importância da missa e do sacramento da penitência e, em muitos casos, perderam o sentido da transcendência.
Citando a encíclica Evangelium Vitae, de João Paulo II, o cardeal Wuerl afirma que em muitos países há um "eclipse do sentido de Deus" (Par. 21).
A nova evangelização começa através da Igreja, que é o instrumento de Cristo no mundo de hoje, observa o cardeal. É através dos sacramentos da Igreja que a obra redentora de Cristo continua.
Os sacramentos
"Nós acreditamos que os sacramentos são, e sempre foram, os braços do próprio Salvador, por meio dos quais ele estende a sua ação no espaço e no tempo para dar a vida, abençoar, renovar, curar e multiplicar o pão da vida".
Depois de refletir sobre cada um dos sacramentos, Wuerl explica o significado das paróquias na obra da nova evangelização, bem como na contribuição dos novos movimentos e comunidades.
Um capítulo posterior é dedicado aos objetivos teológicos da nova evangelização. O cardeal identifica o que chama de "marcos dos fundamentos teológicos":
- As bases antropológicas, que identificam a fonte da dignidade humana.
- Os fundamentos cristológicos, que explicam quem é Cristo, a sua divindade e humanidade e a realidade da sua morte e ressurreição.
- Os fundamentos eclesiológicos, que reconhecem que Cristo continua a sua obra de redenção através da Igreja.
- As bases soteriológicas, que nos permitem ver que o Reino de Cristo já está entre nós e que as nossas vidas fazem parte do trabalho de construção do Reino de Deus.
Enquanto esperamos pela decisão do próximo conclave, já sabemos, com toda a clareza, que para o próximo papa, assim como para João Paulo II e para Bento XVI, a nova evangelização continuará a ser uma prioridade.
Fonte:Zenit

Comunidade Shalom na última audiência do Papa Bento XVI. Veja!!


LITURGIA DIÁRIA



Primeira leitura (Jeremias 17,5-10)

Quinta-Feira, 28 de Fevereiro de 2013
2ª Semana da Quaresma

Leitura do Livro do Profeta Jeremias.

5Isto diz o Senhor: “Maldito o homem que confia no homem e faz consistir sua força na carne humana, enquanto o seu coração se afasta do Senhor; 6como os cardos no deserto, ele não vê chegar a floração, prefere vegetar-se na secura do ermo, em região salobra e desabitada.
7Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; 8é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, e por isso não teme a chegada do calor: sua folhagem mantém-se verde, não sofre míngua em tempo de seca e nunca deixa de dar frutos.
9Em tudo é enganador o coração, e isto é incurável; quem poderá conhecê-lo? 10Eu sou o Senhor, que perscruto o coração e provo os sentimentos, que dou a cada qual conforme o seu proceder e conforme o fruto de suas obras”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.




Salmo (Salmos 1)

Quinta-Feira, 28 de Fevereiro de 2013
2ª Semana da Quaresma

— É feliz quem a Deus se confia!
— É feliz quem a Deus se confia!

— Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.
— Eis que ele é semelhante a uma árvore, que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.
— Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersa pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.




Evangelho (Lucas 16,19-31)

Quinta-Feira, 28 de Fevereiro de 2013
2ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 19“Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias.
20Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. 21Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas.
22Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. 23Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado. 24Então gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas’.
25Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembra-te de que recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. 26E, além disso, há grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós’.
27O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa de meu pai,28porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento’. 29Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os profetas, que os escutem!’
30O rico insistiu: ‘Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter’. 31Mas Abraão lhe disse: ‘Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos”’.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA



Santos Romão e Lupicino

28 de Fevereiro

Santos Romão e LupicinoSão Romão entrou para a vida religiosa com 35 anos, na França, onde nasceram os dois santos de hoje. Ele foi discernindo sua vocação, que o deixava inquieto, apesar de já estar na vida religiosa. Ao tomar as constituições de Cassiano e também o testemunho dos Padres do deserto, deixou o convento e foi peregrinar, procurando o lugar onde Deus o queria vivendo.

Indo para o Leste, encontrou uma natureza distante de todos e percebeu que Deus o queria ali.

Vivia os trabalhos manuais, a oração e a leitura, até o seu irmão Lupicino, então viúvo, se unir a ele. Fundaram então um novo Mosteiro, que se baseava nas regras de São Pacômio, São Basílio e Cassiano.

Romão tinha um temperamento e caminhada espiritual onde com facilidade era dado à misericórdia, à compreensão e tolerância. Lupicino era justiça e intolerância. Nas diferenças, os irmãos se completavam, e ajudavam aos irmãos da comunidade, que a santidade se dá nessa conjugação: amor, justiça, misericórdia, verdade, inspiração, transpiração, severidade, compreensão. Eles eram iguais na busca da santidade.

O Bispo Santo Hilário ordenou Romão, que faleceu em 463. E em 480 vai para a glória São Lupicino.

Santos Romão e Lupicino, rogai por nós!

quarta-feira, fevereiro 27

Youcat - Frases do Papa Bento XVI.




O Papa Bento XVI visitou 24 países no seu pontificado.


O legado das viagens do Papa João Paulo II, definiu o papado como uma instituição mundial a finais do século XX. O Papa Bento XVI, durante oito anos como Santo Padre, continuou o caminho do seu predecessor e visitou 24 países chegando a quase todos os quatro cantos do mundo em 100 dias dos 2800 do seu pontificado. A seguir um breve percorrido por suas viagens apostólicas fora da Itália.
2005
A primeira viagem de Bento XVI foi a Alemanha (seu país natal) para reunir-se em Colônia com os jovens do mundo inteiro do dia 18 ao 21 de agosto na Jornada Mundial da Juventude, que atraiu a 405 mil peregrinos registrados, e onde um milhão de pessoas assistiram à Missa de encerramento. Nesta visita, reuniu-se também com representantes de algumas comunidades muçulmanas e visitou a Sinagoga de Colônia.
2006
O Santo Padre visitou a Polônia de 25 a 28 de maio, onde participou de um encontro ecumênico, visitou os Santuários da Virgem da Kalwaria, e o da Divina Misericórdia, neste último lugar teve um encontro com os doentes. O Papa também visitou o campo de concentração de Auschwitz, Birkenau e fez uma oração em memória das vitima que aí pereceram.
De 8 a 9 de julho, o Pontífice visitou a cidade espanhola de Valência, para o V Encontro Mundial das Famílias. Nesta viagem, orou na basílica da Virgem dos Desamparados pelas vítimas do acidente do metrô ocorrido cinco dias antes de sua chegada nessa mesma cidade.
Dois meses mais tarde, de 9 a 14 de setembro, viajou pela segunda vez a Alemanha, e visitou as cidades de Munich, Altötting e Ratisbona, foi nesta última cidade onde se realizou o encontro com o mundo da cultura e ofereceu um discurso aos representantes da ciência na Sala Magna da Universidade de Ratisbona, onde foi catedrático e agora professor honorário.
Em sua aproximação ao mundo muçulmano e como última viagem do ano, visitou a Turquia, de 28 de novembro a 1º de dezembro. Aqui o Papa celebrou a Santa Eucaristia no Santuário da Casa de Maria em Éfeso. Também se reuniu com líderes cristãos ortodoxos e assistiu a uma Liturgia Divina celebrada pelo patriarca ortodoxo de Constantinopla, Bartolomeu I.
2007
Em sua primeira visita ao continente americano, o Santo Padre chegou ao Brasil com ocasião da V Conferência Geral do Episcopado latino-americano e do Caribe, que se realizou no Santuário de Aparecida de 9 a 14 de maio de 2007. Bento XVI rezou o Santo Terço com os sacerdotes, religiosos, religiosas, seminaristas e diáconos. Também celebrou a missa de canonização do primeiro santo brasileiro, Frei Galvão.
Posteriormente de 7 a 9 de setembro, Bento XVI viajou a Áustria com ocasião do 850º aniversário da fundação do Santuário de Mariazell. Nesta viagem entre tantas atividades, o Papa teve um encontro com os colaboradores voluntários dos organismos de ajuda do país, e também com os aos monges cistercienses da Abadia de Heiligenkreuz.
2008
De 15 a 20 de abril, o Santo Padre viajou aos Estados Unidos para visitar e dirigir um discurso na sede da Organização das Nações Unidas na cidade de Nova Iorque. O papa também orou no lugar onde se localizavam as Torres as Gêmeas, e reuniu-se com as vítimas de abuso sexual por parte dos sacerdotes. Também dialogou com representantes de outras religiões. Estima-se que 60 mil pessoas participaram da Missa que celebrou no estádio do Yankee.
Este ano, Bento XVI viajou a cidade de Sydney, Austrália, de 12 a 21 de julho, para participar novamente da Jornada Mundial da Juventude. Este evento atraiu mais de 500 mil pessoas à Missa de encerramento, convertendo-se assim no maior encontro de pessoas realizado na história desse país.
Como última viagem deste ano, de 12 a 15 de setembro, o Papa realizou sua viagem apostólica a França com ocasião do 150° aniversário das aparições de Lourdes. Nesta visita também destaca sua reunião com o mundo da cultura no Collège des Bernardins, o diálogo com uma delegação judia, e a vigília de oração com os jovens na Praça da Catedral de Notre Dame.
2009
Neste ano, o Santo Padre visitou pela primeira vez o continente africano, viajou a Camarões e a Angola de 17 a 23 de março. Entre suas diversas atividades em Camarões, reuniu-se com os representantes da comunidade muçulmana e em Angola teve um encontro com os movimentos católicos para a promoção da mulher.
Outra de suas viagens apostólicas foi a Terra Santa de 8 a 15 maio, nesta viagem visitou a Igreja do Santo Sepulcro, onde foi enterrado o corpo de Jesus e onde ressuscitou de entre os mortos. Visitou também aos líderes cristãos orientais, judeus e muçulmanos e celebrou a Santa Missa ao pé do Monte das Oliveiras com o Arcebispo Fouad Twal, o Patriarca Latino de Jerusalém.
Do mesmo modo, o Papa esteve na República Tcheca de 26 a 28 de setembro, visitou a imagem do Menino Jesus de Praga na igreja de Santa Maria da Vitória. Bento XVI também teve um encontro ecumênico, com o mundo acadêmico, e se dirigiu aos jovens no Stará Boleslav.
2010
A primeira visita deste ano foi a Malta de 17 a 18 de abril, esteve na Gruta de São Paulo, reuniu-se com algumas vítimas de abusos sexuais por parte do clero, e como em todas as suas viagens, também se aproximou dos jovens em um encontro no cais do Porto Grande.
Ao mês seguinte, o Santo Padre, visitou a Portugal de 11 a 14 de maio, pelo 10° aniversário da beatificação de Jacinta e Francisco, os pastorzinhos de Fátima. O Papa também deu uma mensagem comemorativa pelo 50º aniversário da fundação do Santuário de Cristo Rei em Almada. Reuniu-se com o mundo da cultura e realizou o ato de consagração dos sacerdotes ao Coração Imaculado de Maria entre outras atividades.
Chipre foi o seguinte destino de Bento XVI, de 4 a 6 de junho, onde fez uma visita de cortesia a sua Beatitude Crisóstomos II no Arcebispado Ortodoxo de Nicosia. Também celebrou a Santa Missa com ocasião da publicação do Instrumentum Laboris da Assembleia Especial para o Oriente Médio do Sínodo dos Bispos.
A visita apostólica de Bento XVI ao Reino Unido foi de 16 a 19 de setembro sendo a primeira vez que um Papa visita a Grã-Bretanha como um chefe de Estado. Celebrou a Missa pela beatificação do Cardeal John Henry Newman que congregou a 55 mil pessoas, enquanto que a Missa no Parque de Bellahouston no Glasgow, Escócia reuniu a 71 mil fiéis. Nesta visita o Papa visitou líderes britânicos como a Rainha Isabel II e o Arcebispo de Canterbury, Rowan Williams.
A última viagem do Papa neste ano foi às cidades de Santiago de Compostela e Barcelona na Espanha, nos dias 6 e 7 de novembro, nestas cidades celebrou a Santa Missa com ocasião do ano Santo Compostelano e na outra foi realizada a Consagração da Igreja da Sagrada Família e do Altar, respectivamente.
2011
Neste ano, o Papa realizou nos dias 4 e 5 de junho uma viagem apostólica a Croácia com ocasião da Jornada Nacional das Famílias Católicas Croatas, nesta viagem se reuniu também com os expoentes da sociedade civil, do mundo político, acadêmico, cultural e empresarial, com o corpo diplomático e com os líderes religiosos.
Posteriormente, Espanha recebeu novamente o Papa com motivo da Jornada Mundial da Juventude 2011, celebrada em Madri, de 18 a 21 de agosto, a presença do Papa reuniu a 2 milhões de pessoas na missa de encerramento.
Em sua terceira e última visita apostólica a Alemanha de 22 a 25 de setembro, Bento XVI se reuniu com os representantes da comunidade judia, os da comunidade muçulmana, representantes da igreja ortodoxa e do conselho da igreja evangélica na Alemanha.
De 18 a 20 de novembro de 2011, visitou novamente o continente africano, com sua viagem a Benim com ocasião da assinatura e publicação da Exortação Apostólica Pós-sinodal da Segunda Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos.
2012
Em sua última visita realizada a América Latina, o Papa viajou ao México e a República de Cuba, de 23 a 29 de março. Sua visita a Cuba comunista se caracterizou pela multitudinária participação nas celebrações Eucarísticas, estima-se que 250 mil pessoas assistiram à Missa de 26 de março e 700 mil participaram à missa de 28 de março na Praça de Havana da Revolução, onde o Papa elogiou o progresso de Cuba para a liberdade religiosa.
A última viagem apostólica do Pontífice foi do dia 14 a 16 de setembro ao Líbano em ocasião da assinatura e publicação da Exortação Apostólica Pós-sinodal da Assembleia Especial para o Oriente Médio do Sínodo de Bispos. O santo Padre celebrou a Missa em Beirute para mais de 350 mil pessoas e lhes insistiu que sejam construtores de paz em uma região em conflito.
Fora destas viagens apostólicas, Bento XVI, quem também é Bispo de Roma, realizou 30 visitas pastorais dentro da Itália, entre elas, fez duas visitas a regiões que tinham sido afetadas pelos terremotos. Também visitou a Arquidiocese de Milão para o VII Encontro Mundial das Famílias, e em 17 de junho visitou Assis, pelo 800º aniversário da conversão de São Francisco.
Fonte:Acidigital

LITURGIA DIÁRIA



Primeira leitura (Jeremias 18,18-20)

Quarta-Feira, 27 de Fevereiro de 2013
2ª Semana da Quaresma

Leitura do Livro do Profeta Jeremias.

Naqueles dias, 18disseram eles: “Vinde para conspirarmos juntos contra Jeremias; um sacerdote não deixará morrer a lei; nem um sábio, o conselho; nem um profeta, a palavra. Vinde para atacarmos com a língua, e não vamos prestar atenção a todas as suas palavras”.
19Atende-me, Senhor, ouve o que dizem meus adversários. 20Acaso pode-se retribuir o bem com o mal? Pois eles cavaram uma cova para mim. Lembra-te de que fui à tua presença, para interceder por eles e tentar afastar deles a tua ira.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.




Salmo (Salmos 30)

Quarta-Feira, 27 de Fevereiro de 2013
2ª Semana da Quaresma

— Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!
— Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!

— Retirai-me desta rede trai­çoeira, porque sois o meu refúgio protetor! Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, porque vós me salvareis, ó Deus fiel!
— Ao redor, todas as coisas me apavoram; ouço muitos cochichando contra mim; todos juntos se reúnem, conspirando e pensando como vão tirar-me a vida.
— A vós, porém, ó meu Senhor, eu me confio, e afirmo que só vós sois o meu Deus! Eu entrego em vossas mãos o meu destino; liber­tai-me do inimigo e do opressor!





Evangelho (Mateus 20,17-28)

Quarta-Feira, 27 de Fevereiro de 2013
2ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 17enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: 18“Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, 19e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará”.
20A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “Que queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. 22Jesus, então, respondeu-lhe: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.
24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os, e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem.26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo.28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA



São Gabriel das Dores

27 de Fevereiro

São Gabriel das DoresNascido a 1838 em Assis, na Itália, dentro de uma família nobre e religiosa, recebeu o nome de batismo Francisco, em homenagem a São Francisco.

Na juventude andou desviado por muitos caminhos, e era dado a leitura de romances, festas e danças. Por outro lado, o jovem se sentiu chamado a consagrar-se totalmente a Deus, no sacerdócio ministerial. Mas vivia 'um pé lá, outro cá'. Ou seja, nas noitadas e na oração e penitência.

Aos 18 anos, desiludido, desanimado e arrependido, entrou numa procissão onde tinha a imagem de Nossa Senhora. Em meio a tantos toques de Deus, ouviu uma voz serena, a voz da virgem Maria, que dizia que aquele mundo não era para ele, e que Deus o queria na religião.

Obediente a Santíssima Virgem, na fé, entrou para a Congregação dos Padres Passionistas. Ali, na radicalidade ao Evangelho, mudou o nome para Gabriel, e de acordo também com a sua devoção a Nossa Senhora, chamou-se então: Gabriel da Dores.

Antes de entrar para a Congregação, já tinha a saúde fraca, e com apenas 23 anos partiu para a glória, deixando o rastro da radicalidade em Deus.

Em meios as dores, São Gabriel viveu o santo Evangelho.

São Gabriel das Dores, rogai por nós!


terça-feira, fevereiro 26

Aceite o que não pode ser mudado



Cada um de nós é um ser em construção



Imagem de DestaqueCada um de nós é um ser em construção; essa é uma grande diferença entre nós e todos os outros seres vivos. Todos temos defeitos e qualidades, e os nossos limites não podem fazer com que deixemos de nos amar e valorizar. É uma grande sabedoria saber aceitar a si mesmo; quem não se aceita é porque carrega um refinado e escondido orgulho. Talvez você não tenha instrução, boa saúde, dinheiro ou capacidade intelectual como gostaria. Talvez você se ache feio ou feia, não goste de sua família ou do seu trabalho, e fique desejando outras coisas que estão fora da sua realidade. Isso não o deixa ver o seu valor.

Todos nós nascemos com a capacidade de vencer e de ser feliz. Quem não se aceita acaba se tornando rancoroso contra si mesmo, contra os outros, contra a vida e até contra Deus. E isso o leva à revolta, à autopiedade e à depressão. Pare de sonhar, pegue o material que você tem e comece a construir a sua casa do jeito que for possível.

É melhor morar num casebre do que ficar ao relento sonhando com o castelo. Uma história diz que um homem saiu pelo mundo à procura de uma mulher perfeita. Depois de dez anos de busca, resolveu voltar à sua aldeia. Seu melhor amigo lhe perguntou: – Encontrou a mulher perfeita em suas andanças? O homem responde: – No Sul, encontrei uma mulher linda. Seus olhos pareciam duas pérolas, seu cabelo era da cor da asa da graúna, seu corpo era lindo como o de uma deusa.

Assista: "Há um tempo certo para cada coisa"




O amigo, entusiasmado, diz: – Onde está sua esposa? – Infelizmente, ela não era perfeita, pois era muito pobre. Aí fui para o Norte e encontrei a mulher mais rica da cidade. Não tinha nem noção do poder e dinheiro que possuía. O amigo: – Então, essa era perfeita! – Não, respondeu o homem, o problema é que nunca vi criatura mais feia em toda a minha vida.

Finalmente, no Sudeste, conheci uma mulher linda. Sua beleza era de ofuscar os olhos. Tinha muito dinheiro. Era perfeita! – Então, você se casou com ela, não é amigo? – Não, porque, infelizmente, ela também procurava o homem perfeito!

Ninguém é perfeito. Por isso todos precisam se aceitar. Não olhe mais para o que os outros têm ou sabem, mas olhe para o que Deus deu a você e seja muito grato. Não estou dizendo para você negar os seus limites, pois isso seria perigoso; portanto, não os elimine. Olhe-os com coragem, de frente, sem exagerá-los nem diminuí-los, e mude o que for possível.

O que não pode ser mudado, aceite e ofereça a Deus
. Você não é menos amado por Ele por causa de seus limites. A partir da aceitação, toda a sua pobreza pode começar a se transformar em uma imensa riqueza. Comece agora a ver as suas qualidades; você as tem.

Ser humilde é reconhecer a verdade sobre si mesmo. Aceite-se também diante dos outros, não se sinta pequeno ou invejoso, porque o seu colega tira notas melhores do que você ou porque ele se destaca e você não. Não deixe a inveja aninhar-se no seu coração; lance-a fora, pois é um veneno. Seja o que você é diante dos outros, não finja ser outra pessoa nem fique paralisado diante deles por um complexo de inferioridade.

A melhor maneira de impressionar alguém é ser autêntico e espontâneo diante dele. A personalidade é para o homem o que o perfume é para a flor, o que a luz e calor são para o sol. Uma engrenagem pequena não é menos importante do que uma grande num jogo de engrenagens. Um tijolinho que falta em uma construção deixa um buraco na casa. Cada um é importante neste mundo para Deus.

Não fique imitando a vida dos outros. Você é rico, porque é único no universo. Não se esqueça disso. O Pai lhe deu uma vida sob medida e única, irrepetível; viva-a e desenvolva-a. Se você se aceitar, os outros o aceitarão também. Não queira parecer o que você não é. Não tenha medo ou vergonha de ser você mesmo; e seja honesto em dizer: “Eu não entendi isto”, “eu não sei fazer aquilo”, etc. Assim, você ajudará os outros. Saiba de uma coisa: os homens têm necessidade de ver pessoas que reconheçam seus limites para que tenham coragem de reconhecer também os seus.

É nobre saber dizer: “Eu não compreendo isso”! Enfim, os outros precisam de você como você é, como Deus o fez. Você é um exemplar único na História da Humanidade.

Perita alemã: “não existe pílula do dia seguinte que não tenha efeito abortivo.”



Com a autorização dos Bispos da Alemanha para administrar a pílula do dia seguinte em casos de estupro, gerou-se uma situação insalvável que não permite traçar uma linha divisória clara e que põe à Igreja nesse país europeu de volta nos anos 90’s quando assumiu posturas controversas respeito ao aborto, explica uma perita pró-vida alemã.

Os bispos da Alemanha acordaram permitir que a “pílula do dia seguinte” possa administrar-se nos hospitais católicos em casos de estupro, “partindo da base de que seus princípios sejam não abortivos, mas sim anticoncepcionais”.

“Continuará proibido utilizar métodos médicos ou farmacêuticos que causem a morte do embrião”, acrescenta a declaração publicada no site da Conferência Episcopal da Alemanha em 22 de fevereiro.

Em declarações ao grupo ACI em 23 de fevereiro, a alemã Sophia Kuby, Diretora do European Dignity Watch com sede em Bruxelas (Bélgica), explicou que “a decisão da Conferência Episcopal Alemã de permitir a administração da pílula do dia seguinte em hospitais católicos em casos de abuso tem que ser lida de forma diferenciada”.

“Do ponto de vista teológico, os Bispos alemães não mudaram sua opinião ao dizer que, em caso de abuso, pode-se dar uma pílula do dia seguinte, se e somente se, impede a gravidez. Isso deve ler-se à luz do que a doutrina católica ensina sobre o início da gravidez, quer dizer com a fertilização do óvulo”.

Kuby recordou logo que “de acordo à lei alemã a gravidez começa com a nidação. Isto significa que uma pílula do dia seguinte que tenha um efeito abortivo continua estando proibida. E aqui está o problema: os Bispos alemães se referem a uma ‘evidência científica’ como base para sua recente avaliação moral e teológica da pílula do dia seguinte, porém, o principal estudo que parece servir-lhes de base descreve somente o efeito anticoncepcional da pílula em questão”.

Entretanto, refere a perita alemã ao grupo ACI, “a maciça evidência de renomados peritos no mundo mostra que não existe pílula do dia seguinte que não tenha um efeito abortivo. Então, a ‘evidência científica’ a que os Bispos alemães se referem não está errada, mas incompleta. Esta evidência científica incompleta, entretanto, é equivalente a uma hipótese equivocada, porque o efeito que não foi coberto pelo estudo é o problema crucial”.

“Uma pílula do dia seguinte sem um potencial efeito abortivo não existe no mercado global. Então, a declaração dos Bispos alemães é, de fato, muito problemática e dá sua aprovação moral a algo que simplesmente não existe. A consequência é uma situação insalvável”.

Kuby questiona: “Quem pode dizer com clareza que a fertilização ocorreu ou não? Que hospital católico, daqui em diante, rechaçará administrar a pílula do dia seguinte a uma vítima de estupro se a fertilização pôde haver-se dado faz algumas horas? Estas horas fariam alguma diferença para a mulher traumatizada?”

Depois de recordar que em sua declaração, os bispos afirmam que “em qualquer caso, a decisão da mulher envolvida deve ser respeitada”, Kuby alerta que “esta é exatamente a mesma linguagem que regula o conselho obrigatório antes de um aborto na Alemanha”.

Para a diretora do European Dignity Watch “a situação é preocupantemente similar ao dilema da participação da Igreja Católica no conselho ante o aborto na Alemanha nos anos 90, que concluiu eventualmente no ano 2000 logo depois de várias enérgicas e extraordinárias exortações do Papa João Paulo II e da Cúria romana”.

Com a declaração publicada na sexta-feira, prossegue Sophia Kuby, “os bispos alemães criaram uma situação que fará impossível –médica e teologicamente– traçar uma linha clara. A Igreja Católica na Alemanha estava a ponto de sair da paralisação moral no assunto da defesa da vida, que foi consequência da ‘cooperatio ad malum’ (colaboração no mal como disse João Paulo II) no conselho sobre o aborto”.

Kuby conclui assinalando que “com a decisão da pílula do dia seguinte, embora não haja problema teológico (com a declaração) quando é lida isoladamente do atual contexto cultural e científico, a Igreja na Alemanha está de volta nos 90’s”.

Zenit

LITURGIA DIÁRIA



Primeira leitura (Isaías 1,10.16-20)

Terça-Feira, 26 de Fevereiro de 2013
2ª Semana da Quaresma

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

10Ouvi a palavra do Senhor, magistrados de Sodoma, prestai ouvidos ao ensinamento do nosso Deus, povo de Gomorra. 16Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente. Deixai de fazer o mal! 17Aprendei a fazer o bem! Procurai o direito, corrigi o opressor. Julgai a causa do órfão, defendei a viúva. 18Vinde, debatamos — diz o Senhor. Ainda que vossos pecados sejam como púrpura, tornar-se-ão brancos como a ne­ve. Se forem vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como lã. 19Se consentirdes em obedecer, comereis as coisas boas da terra. 20Mas se recusardes e vos rebelardes, pela espada sereis devorados, porque a boca do Senhor falou!

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.



Salmo (Salmos 49)

Terça-Feira, 26 de Fevereiro de 2013
2ª Semana da Quaresma

— A todos que procedem reta­mente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
— A todos que procedem reta­mente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

— Eu não venho censurar teus sacrifícios, pois sempre estão perante mim teus holocaustos; não preciso dos novilhos de tua casa nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos.
— Como ousas repetir os meus preceitos e trazer minha Aliança em tua boca? Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos e deste as costas às palavras dos meus lábios!
— Diante disso que fizeste, eu calarei? Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo e manifesto essas coisas aos teus olhos.
— Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim é que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.




Evangelho (Mateus 23,1-12)

Terça-Feira, 26 de Fevereiro de 2013
2ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e aos seus discípulos e lhes disse: 2“Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam.4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo.
5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas.
6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. 7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. 8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. 9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA



São Porfírio

26 de Fevereiro

São PorfírioNascido do ano de 353 em Tessalônica da Macedônia, Porfírio foi muito bem formado pelos seus pais, numa busca de piedade e vontade de Deus. Com 25 anos foi para o Egito, onde viveu a austeridade. Depois, seguiu para a Palestina, vivendo como eremita por 5 anos. Devido a uma enfermidade seguiu para Jerusalém, onde se tratou.

São Porfírio percebia que faltava algo. Ele tinha herdado uma grande fortuna, e já tendo discípulos - que vendo a ele seguir a Cristo, também quiseram seguir nosso Senhor nos passos dele - ele ordenou que esses discípulos fossem para Tessalônica e vendessem todos os bens. Ele então, pôde dar tudo aos pobres.

Ele estava muito doente, mas através de uma visão, o Senhor o curou. Mais tarde, passou a trabalhar para ganhar o 'pão de cada dia', sempre confiando na Divina Providência.

O Patriarca de Jerusalém o ordenou sacerdote, e depois Bispo em Gaza, tendo grande influência politica e na religiosidade de todo o povo. Por meio do Espírito Santo e das autoridades, conseguiu que os templos pagãos fossem fechados, e os ídolos destruídos. Não para acabar com a religiosidade, mas para apontar a verdadeira religião: Nosso Senhor Jesus Cristo, único Senhor e Salvador.

Faleceu no século V, deixando-nos esse testemunho: nossa fé, nossa caridade, precisam ter uma ressonância dentro e fora da Igreja, para a glória de Deus e Salvação de todas as pessoas.

São Porfírio, rogai por nós!


segunda-feira, fevereiro 25

Último ângelus de Bento XVI: servirei a Igreja com o mesmo amor e dedicação de sempre



No marco do segundo domingo da Quaresma, e em seu último ângelus como Sumo Pontífice Bento XVIfez um chamado à primazia da oração na vida cristã, e partilhou que, agora, mediante uma vida de oração “não abandono a Igreja, pelo contrário. Continuarei a servi-la com a mesma dedicação e o mesmo amor”.

A Praça S. Pedro, informou a Rádio Vaticano, estava repleta neste domingo para este evento histórico. Faixas e cartazes em várias línguas demonstraram o carinho dos fiéis. A Praça se enchia desde as primeiras horas da manhã aos poucos foi sendo tomada por religiosas, sacerdotes, turistas, mas principalmente por famílias com crianças e muitos jovens.

Ao meio-dia, assim que a cortina da janela de seus aposentos se abriu, Bento XVI foi aclamado pela multidão.

Em sua catequese o Papa iniciou a meditação ressaltando que “no segundo domingo da Quaresma, a liturgia nos apresenta sempre o Evangelho da Transfiguração do Senhor”.

“O evangelista Lucas coloca especial atenção para o fato de que Jesus foi transfigurado enquanto orava: a sua é uma profunda experiência de relacionamento com o Pai durante uma espécie de retiro espiritual que Jesus vive em uma alta montanha na companhia de Pedro, Tiago e João.

“O Senhor, que pouco antes havia predito sua morte e ressurreição (9:22), oferece a seus discípulos antes da sua glória. E mesmo na Transfiguração, como no batismo, ouvimos a voz do Pai Celestial, "Este é o meu Filho, o Eleito ouvi-lo" (9:35). A presença de Moisés e Elias, representando a Lei e os Profetas da Antiga Aliança, é muito significativa: toda a história da Aliança está focada Nele, o Cristo, que faz um "êxodo" novo (9:31) , não para a terra prometida, como no tempo de Moisés, mas para o céu”, explicitou o Papa.

Meditando sobre a atitude do Apóstolo Pedro que queria continuar no Tabor, prolongando a experiência de comunhão com o Senhor, o Papa afirmou que da Transfiguração do Senhor “podemos tirar um ensinamento muito importante. Primeiro, o primado da oração, sem a qual todo o trabalho de apostolado e de caridade é reduzido ao ativismo. Na Quaresma, aprendemos a dar bom tempo para a oração, pessoal e comunitária, o que dá ânimo à nossa vida espiritual. Além disso, a oração não é isolar-se do mundo e suas contradições, como no Tabor desejava Pedro, mas a oração reconduz ao caminho, à ação. "A vida cristã - Eu escrevi na Mensagem para a Quaresma - consiste em uma subida contínua da montanha para encontrar-se com Deus, antes de cair de volta trazendo o amor e o poder dele derivado, a fim de servir os nossos irmãos e irmãs com o mesmo amor de Deus "

Partilhando sobre seu retiro a uma vida dedicada à oração e reflexão, que terá início após sua renúncia que será efetiva dentro de 3 dias, o Papa afirmou que “o Senhor me chama a "subir o monte”, para me dedicar ainda mais à oração e à meditação. Mas isto não significa abandonar a Igreja, ao contrário, se Deus me pede isso é precisamente para que eu possa continuar a servi-la com a mesma dedicação e o mesmo amor com o qual eu fiz até agora, mas de um modo mais adequado à minha idade e às minhas forças”.

Na saudação em várias línguas, Bento XVI falou também em português: “Queridos peregrinos de língua portuguesa que viestes rezar comigo o Angelus: obrigado pela vossa presença e todas as manifestações de afeto e solidariedade, em particular pelas orações com que me estais acompanhando nestes dias. Que o bom Deus vos cumule de todas as bênçãos”. 

fonte: ACI Digital

LITURGIA DIÁRIA



Primeira leitura (Daniel 9,4b-10)

Segunda-Feira, 25 de Fevereiro de 2013
2ª Semana da Quaresma

Leitura da Profecia de Daniel.

4b“Eu te suplico, Senhor, Deus grande e terrível, que preservas a aliança e a benevolência aos que te amam e cumprem teus mandamentos;5temos pecado, temos praticado a injustiça e a impiedade, temos sido rebeldes, afastando-nos de teus mandamentos e de tua lei; 6não temos prestado ouvidos a teus servos, os profetas, que, em teu nome, falaram a nossos reis e príncipes, a nossos antepassados e a todo povo do país.
7A ti, Senhor, convém a justiça; e a nós, hoje, resta-nos ter vergonha no rosto: seja ao homem de Judá, aos habitantes de Jerusalém e a todo Israel, seja aos que moram perto e aos que moram longe, de todos os países, para onde os escorraçaste por causa das infidelidades cometidas contra ti.
8A nós, Senhor, resta-nos ter vergonha no rosto: a nossos reis e príncipes, e a nossos antepassados, pois que pecamos contra ti; 9mas a ti, Senhor, nosso Deus, cabe misericórdia e perdão, pois nos temos rebelado contra ti, 10e não ouvimos a voz do Senhor, nosso Deus, indicando-nos o caminho de sua lei, que nos propôs mediante seus servos, os profetas”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.





Salmo (Salmos 78)

Segunda-Feira, 25 de Fevereiro de 2013
2ª Semana da Quaresma

— O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas.
— O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas.

— Não lembreis as nossas culpas do passado, mas venha logo sobre nós vossa bondade, pois estamos humilhados em extremo.
— Ajudai-nos, nosso Deus e Salvador! Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! Por vosso nome, perdoai nossos pecados!
— Até vós chegue o gemido dos cativos: libertai com vosso braço poderoso os que foram condenados a morrer!
— Quanto a nós, vosso rebanho e vosso povo, celebraremos vosso nome para sempre, de geração em geração vos louvaremos.





Evangelho (Lucas 6,36-38)

Segunda-Feira, 25 de Fevereiro de 2013
2ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 36“Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA



Santa Valburga

25 de Fevereiro

Santa ValburgaSanta Valburga nasceu no ano de 710. Era filha de São Ricardo, rei dos Saxões do Oeste. Santa Valburga tinha dois irmãos: o bispo Vilibaldo e o monge Vunibaldo. Durante uma peregrinação com seu pai, mãe e irmãos aos Lugares Santos, Santa Valburga retirou-se numa abadia. E foi ali que descobriu a beleza do chamado de Deus, consagrando-se inteiramente ao Senhor. Seu pai veio a falecer durante a viagem de volta dessa peregrinação.

Em 748, foi enviada por sua abadessa à Alemanha, junto com outras religiosas, para fundar e implantar mosteiros e escolas entre populações recém-convertidas. Na viagem, uma grande tempestade foi aplacada pelas preces de Valburga, por ela Deus já operava milagres. Naquele país, foi recebida e apoiada pelo bispo Bonifácio, seu tio, que consolidava um grande trabalho de evangelização, auxiliado pelos sobrinhos missionários.

Designou a sobrinha para a diocese de Eichestat onde Vunibaldo havia construído um mosteiro em Heidenheim e tinha projeto para um feminino na mesma localidade. Ambos concluíram o novo mosteiro e Valburga eleita a abadessa. Após a morte do irmão, ela passou a dirigir os dois mosteiros, função que exerceu durante dezessete anos. Nessa época transpareceu a sua santidade nos exemplos de sua mortificação, bem como no seu amor ao silêncio e na sua devoção ao Senhor. As obras assistenciais executadas pelos seus religiosos fizeram destes mosteiros os mais famosos e procurados de toda a região.

Valburga se entregou a Deus de tal forma que os prodígios aconteciam com frequência. Os mais citados são: o de uma luz sobrenatural que envolveu sua cela enquanto rezava, presenciada por todas as outras religiosas e o da cura da filha de um barão, depois de uma noite de orações ao seu lado.

Morreu no dia 25 de fevereiro de 779 e seu corpo foi enterrado no mosteiro de Heidenheim, onde permaneceu por oitenta anos. Mas, ao ser trasladado para a igreja de Eichestat, quando de sua canonização, em 893, o seu corpo foi encontrado ainda intacto. Além disso, das pedras do sepulcro brotava um fluído de aroma suave, como um óleo fino, fato que se repetiu sob o altar da igreja onde o corpo foi colocado.

Nesta mesma cerimônia, algumas relíquias da Santa foram enviadas para a França do Norte, onde o rei Carlos III, o Simples, havia construído no seu palácio de Atinhy, uma igreja dedicada a Santa Valburga. O seu culto, em 25 de fevereiro, se espalhou rápido, porque o óleo continuou brotando. Atualmente é recolhido em concha de prata e guardado em garrafinhas distribuídas para o mundo inteiro. Os devotos afirmam que opera milagres.

Santa Valburga, rogai por nós!


sábado, fevereiro 23

Jovens de todo o mundo agradecem ao santo padre.Veja!!





Despedida do papa poderá bater recorde mundial de aplausos. Entenda.


Segundo o Livro Guiness dos Recordes, o aplauso mais longo já registrado ocorreu dia 7 de dezembro de 2002 numa apresentação da banda alemã Grabowsky.

Os músicos foram aplaudidos continuamente durante uma hora e meia numa apresentação no Clube Altes-Brauhaus em Frankenthal, Alemanha. Após a longa homenagem, voltaram ao palco e executaram mais duas músicas.
Agora, um grupo de jovens católicos da Espanha quer bater esse recorde na despedida do papa Bento 16. Eles acreditam que é uma maneira de “agradecer e mostrar profunda gratidão pelo pontífice ter se doado integralmente no serviço da Igreja”. Através das redes sociais e do blog elaplausomaslargo.blogspot.com.br eles criaram uma espécie de flash mob virtual.
Os interessados em participar são convidados a usar uma câmera digital, pode ser a do telefone celular, e gravar seus aplausos. Depois, basta enviar a gravação para o emailelaplausomaslargo@gmail.com.  As imagens serão compiladas e postadas em um único vídeo enviado para o papa através de sua conta no Twitter dia 28 de fevereiro.
O grupo de jovens diz que espera gravações vindas do mundo inteiro de pessoas católicas e não católicas, que reconhecem a importância do papa.

Papa Bento XVI reuniu público de mais de 4,9 milhões de fiéis em quase oito anos de pontificado.





O anúncio do papa Bento XVI de tornar pública sua decisão de renunciar, no próximo dia 28, fez com que todos os dias ocorram entrevistas coletivas na sala de imprensa da Santa Sé. As entrevistas, em geral, são comandada pelo porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, que é também o diretor da sala de imprensa.
No próximo dia 27, Bento XVI faz sua última audiência geral.
Em quase oito anos de pontificado, Bento XVI presidiu 348 audiências gerais, das quais participaram 4,9 milhões de pessoas até dezembro de 2012. O maior número de fiéis foi registrado em 2006, quando houve 45 audiências, das quais participaram mais de 1 milhão de pessoas. Em 2013, houve oito audiências públicas, sem dados sobre o número de participantes.
Até amanhã (23) o papa estará em retiro espiritual. Na meditação de ontem (21) o presidente do Conselho Pontifício da Cultura, cardeal Gianfranco Ravasi, disse que na dor, o ser humano não encontra resposta e pode entrar em desespero ou ficar em silêncio. O cardeal contou a história de Emmanuel Mounier, que, vendo a filha sofrendo de encefalite aguda, não a via doente, mas com uma aura de mistério.
“Deus, em Cristo, não nos protege dos sofrimentos, mas apoia-nos e nos liberta do sofrimento ficando conosco”, ressaltou o cardeal. Até amanhã a Rádio Vaticano colocará à disposição, todos os dias, as meditações do cardeal Ravasi. As meditações podem ser obtidas no site da emissora, em italiano.
Assim que renunciar, Bento XVI irá morar em Castel Gandolfo, depois no Mosteiro Mater Ecclesia, no Vaticano. Segundo o porta-voz, Bento XVI estará acompanhado por seu secretário particular dom Georg Gaenswein, que permanecerá como prefeito da Casa Pontifícia.
Não há previsão de aparições públicas do papa. “Bento XVI permanecerá no Vaticano por motivos compreensíveis de caráter logístico e organizativo”, disse ele. O papa disse que assim que renunciar pretende deixar a vida pública e se esconder. Com informações da rádio do Vaticano.
Agência Brasil

LITURGIA DIÁRIA



Primeira leitura (Deuteronômio 26,16-19)

Sábado, 23 de Fevereiro de 2013
1ª Semana da Quaresma

Leitura do Livro do Deuteronômio.

Moisés dirigiu a palavra ao povo de Israel e lhe disse: 16“Hoje, o Senhor teu Deus te manda cumprir esses preceitos e decretos. Guarda-os e observa-os com todo o teu coração e com toda a tua alma.
17Tu escolheste hoje o Senhor para ser teu Deus, para seguires os seus caminhos, e guardares seus preceitos, mandamentos e decretos, e para obedecerdes à sua voz. 18E o Senhor te escolheu, hoje, para que sejas para ele um povo particular, como te prometeu, a fim de observares todos os seus mandamentos. 19Assim ele te fará ilustre entre todas as nações que criou, e te tornará superior em honra e glória, a fim de que sejas o povo santo do Senhor teu Deus, como ele disse”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.




Salmo (Salmos 118,1-8)

Sábado, 23 de Fevereiro de 2013
1ª Semana da Quaresma

— Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo!
— Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo!

— Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo! Feliz o homem que observa seus preceitos, e de todo coração procura Deus!
— Os vossos mandamentos vós nos destes, para serem fiel­mente observados. Oxalá seja bem firme a minha vida em cumprir vossa vontade e vossa lei!
— Quero louvar-vos com sincero coração, pois aprendi as vossas justas decisões. Quero guardar vossa vontade e vossa lei; Senhor, não me deixeis desamparado!





Evangelho (Mateus 5,43-48)

Sábado, 23 de Fevereiro de 2013
1ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!
45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA



São Policarpo

23 de Fevereiro

São PolicarpoO santo deste dia é um dos grandes Padres Apostólicos, ou seja, pertencia ao número daqueles que conviveram com os primeiros apóstolos e serviram de elo entre a Igreja primitiva e a Igreja do mundo greco-romano.

São Policarpo foi ordenado Bispo de Esmirna pelo próprio São João, o Evangelista. De caráter reto, de elevado saber, amor à Igreja e fiel à ortodoxia da fé, era respeitado por todos no Oriente.

Com a perseguição aos cristãos, o santo Bispo de 86 anos, escondeu-se até ser preso e levado para o governador, que pretendia convencê-lo de ofender a Cristo. Policarpo, porém, proferiu estas palavras: "Há oitenta e seis anos sirvo a Cristo e nenhum mal tenho recebido dele. Como poderei rejeitar Àquele a quem prestei culto e reconheço como meu Salvador".

Condenado à morte no estádio da cidade, ele próprio subiu na fogueira e testemunhou para o povo: "Sede bendito para sempre, ó Senhor; que o Vosso Nome adorável seja glorificado por todos os séculos". São Policarpo viveu o seu nome – poli=muitos, carpo=fruto – muitos frutos”, que foram regados com suor, lágrimas e, no seu martírio no ano de 155, regado também com sangue.

São Policarpo, rogai por nós!


quinta-feira, fevereiro 21

Semana Santa


IGREJA PREPARA COLETA NACIONAL DA SOLIDARIEDADE


Todos os anos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sob a coordenação da Cáritas Brasileira, promove a Coleta Nacional da Solidariedade, que se realiza nas dioceses, igrejas, paróquias e comunidades de todo o país.
A coleta é realizada no Domingo de Ramos, dia em que os fiéis doam recursos financeiros que são destinados aos Fundos Nacional e Diocesanos de Solidariedade. Este ano, a coleta será realizada no dia 24 de março.
Sessenta por cento do total da coleta permanecem na diocese de origem e compõe os Fundos Diocesanos de Solidariedade (FDS). Os recursos são destinados ao apoio de projetos sociais da própria comunidade diocesana.
Os outros 40% compõem o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), que são revertidos para o fortalecimento de projetos sociais em todo o Brasil.
Em 2012, o Fundo Nacional de Solidariedade arrecadou R$ 5.449.723,13 e apoiou 245 projetos em todo o país. Nos últimos cinco anos, 1.142 projetos foram apoiados pelo Fundo Nacional.
Os Fundos de Solidariedade estão ligados à superação de ações assistencialistas junto a comunidades empobrecidas.
Trata-se de uma importante ferramenta de emancipação cidadã, já que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento comunitário com base nas necessidades, práticas e culturas locais.
Por Rádio Vaticano
 

Movimento Jovem - JP (FUND/2011)