REDES SOCIAIS:

TwitterFacebookgoogle pluslinkedinrss feedE-mail

quarta-feira, outubro 31

De hoje até o dia 12 desse mês, ocorre a CAMPANHA BENEFICENTE PARA COLOCAÇÃO DO FORRO DA IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO NA COMUNIDADE DE BAIXA DO FOGO.





Em 2013 a festa de São Sebastião completa sua primeira década de evangelização. E, por esse, e outros muitos motivos e graças temos que comemorar. E, para tanto, com muita fé concluiremos as obras da Casa de Deus/o lar de oração daquela 
comunidade.

Vale relembrar um pouco dessa história:

A quase 10 anos, essa comunidade recebeu uma visita missionária que detectou a falta de uma organização para defender a lutar pela comunidade. Nessa ocasião, foi fundado o grupo de jovens JIAC (Juventude Indo ao Encontro com Cristo). Essa pastoral iniciou suas atividades celebrando a palavra de Deus e motivando a comunidade a construir um templo para servir de referência para seus moradores. No entanto, a aproximadamente um ano depois, esse grupo sofreu a perca de sua coordenação. E em Julho de 2003, teve suas atividades retomadas. Foi quando MAYCON DOUGLAS assumiu a coordenação do grupo.

Munidos pelos sonhos, pela coragem e pela fé, trabalhamos incessantemente para agregar mais forças humanas ao movimento e levar desenvolvimento e entretenimento para a comunidade. Como exemplos podemos citar: O grupo de cânticos ANJOS DE DEUS, a quadrilha junina CAVALEIROS DA PAZ, e novas pastorais como o Terço dos Homens, o Terço das Mulheres, etc... E após a minha saída da comunidade, foi fundada a COMISSÃO PASTORAL ADMINISTRATIVA que coordena esse trabalho.

Desde então, anualmente, no período de 16 a 20 de janeiro, celebramos a FESTA DE SÃO SEBASTIÃO. São 5 dias onde a alegria toma conta da comunidade porque os filhos ausentes se encontram, muitos visitantes, devotos e amigos vem participar conosco das atividades religiosas e sociais.

"VIVA O NOSSO SANTO PADROEIRO! VIVA O NOSSO SANTO PROTETOR! QUE INTERCEDE POR TODOS, E PEDE A DEUS POR NÓS AS BENÇÃOS DE JESUS, NOSSO SENHOR!"


OBS:
Os interessados em fazerem doações para a colocação do Forro deverão entrar em contato pelo e-mail: mayconlcmel@hotmail.com ou pelo telefone             (84) 8897-1030      . 



Maycon Douglas

Festa de Santa Luzia, Padroeira da Diocese de Mossoró/RN





terça-feira, outubro 30

Movimento Jovem - JP: O que vivemos e o que mudou na sua vida depois que você entrou no grupo?


RECORDEMOS JUNTOS!




Recordação, ato de recordar, lembrança, memória e com sintomas de missão cumprida diante dos momentos bem vividos que começo essa simples retrospectiva sobre o grandioso e conhecido ’’MJ’’.  As mudanças sofridas no grupo foram sentidas e praticadas por cada membro desse grupo, afinal tínhamos um sedentarismo um pouco aflorado, claro, tínhamos um rapaz que nasceu para desenvolver e trabalhar com a juventude a nossa disposição e perdê-lo não foi tarefa fácil, não, a palavra não é perder e sim cedermos o mesmo para a vida sacerdotal isso nos concede uma felicidade imensa.

Foi dessa maneira que a nossa coordenação foi inovada, novos pensamentos, sonhos, modos de pensar diferentes; no dia 28 de Janeiro o novo começava. O ‘’trono’’ foi repassado para Junidárlio Jácome, a primeira impressão que ficou foi de renovação, e não foi diferente umas das primeiras e sem duvidas maior contribuição que ele deu ao grupo foi a CRISTOTECA, um evento desconhecido na nossa região, que chamou a atenção de muitos pela grandiosidade sem medir esforços, não só a coordenação mais também o grupo deu o seu máximo para a realização do evento; o reconhecimento não foi o esperado por todos nós, mais não a mal que não traga o bem, a amizade, companheirismo, o fortalecimento do grupo foi o maior reconhecimento que o grupo recebeu.

Como pensado e elaborado depois da cristoteca, seguiu-se a gincana um pouco desanimados diante da falta de compromisso dos outro grupos da nossa paroquia na noite anterior (no evento) tínhamos que seguir com as nossas manifestações afinal o grupo estava em festa, movimento jovem além de estar passado por transformações também  estava completando 1 ano de existência, a tarde de brincadeiras só veio a contribuir para cada que os membros do grupo se entrosasse mais, tivemos um saldo positivo diga se passagem.

Necessitados de uma palavra mais profunda sobre Jesus foi realizado o encontrão no salão do peti, com a presença do seminarista Marcílio que tanto ajudou e ajuda o grupo sempre que precisamos uma manhã onde o servo falou sobre seu testemunho de vida, fez animação, pregou a palavra do senhor; a participação dos grupos convidados foi razoável, e o que se tira de aprendizado e o momento de partilha com os outros grupos e com o seminarista.  Com o intuito de acorda o grupo o seminarista Vinicius veio e propôs um dia diferente com um encontro na parte da manhã que foi realizado na Escola "Estadual Vicente de Fontes", que tinha como alvo antigos membros que por  algum motivos tinham saído se afastado do grupo; dessa vez não precisamos de rasteira de grupos de forra, pois  os próprios membros,  a maioria não participou, abalando o querer de mudar o grupo tanto pelo o coordenador quanto pelo o seminarista que aqui veio.

A tarde foi programado uma gincana por traz do ginásio de esporte, com direito a muita massa, música saudável (católica), diversão e união. A vista víamos a obrigação chegando a festa do nosso padroeiro, tornava-se um obstáculo maior que o ano passado onde não tínhamos noção por onde começar mais com a força de vontade do grupo fizemos nossa parte e bem feita, esse ano não foi um ano de comemorarmos, a força de vontade e as dificuldades que existiu fez com que o grupo não tivesse uma boa atuação.

Diante de tantas coisas que vivemos esse ano, chega-se a conclusão que o MJ não pode parar por aqui, com a possibilidade do grupo chegar a acabar peço a cada membro que hoje  se encontra aqui na vigila que faça seu exame de consciência  e recorde como eu fiz aqui nessas poucas linhas, mais em pensamentos o que já viveu, o que  mudou na sua vida depois que entrou no grupo, não tenho dúvidas que serão só coisas boas, alegria ,amizade, o sentir da presença de Deus porque tenho certeza que depois desse momentos de recordações cada um de nós vai fazer com que o grupo fique ativo , vivo e mais fortificado. E não podemos esquecer-nos de agradecer Junidárlio pela grande contribuição que o mesmo deu ao nosso grupo, não só a ele mais a todos que fazem parte da coordenação, afinal cada coordenação tem suas particularidades e sua parcela de amadurecimento do grupo.

E com o tema da romaria da juventude 2012 que termino meu humilde texto ‘’Qual vida vale apena ser vivida?’’ com essa pergunta forte e significativa  que desejo a todos uma ótima romaria, e não esqueçam a fé movem montanhas e move também um grupo de jovem.



Por:
GLICIANY DAVES


MAIS UM VÍDEO DA ROMARIA DA JUVENTUDE, CONFIRAM!!




Juventude JP

Em novembro


PASTORAL DA CRIANÇA PREPARA DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELA INFÂNCIA


Reduzir a pobreza, a violência e construir a paz é o tema do Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança, que será comemorado em todo o Brasil na semana de 18 a 25 de novembro.
A Pastoral da Criança, que integra a Rede Mundial de Religiões para a Infância (GNRC), mobiliza a sua rede de mais de 2012 mil voluntários em cerca de 37 mil comunidades em todos os Estados brasileiros.
A proposta é direcionar, na semana, orações e ações para a proteção dos direitos e a promoção do bem-estar das crianças.
O Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança – 20 de novembro – foi instituído durante o III Fórum Global da Rede Global de Religiões para a Infância (GNRC), realizado em Hiroshima, em maio de 2008.
A data foi escolhida por ser o Dia Internacional da Infância, data em que foi proclamada a Convenção sobre os Direitos da Criança pela Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, também é comemorado o Dia da Consciência Negra, e o dia 21 de novembro foi instituído como o “Dia Nacional do Compromisso com a Criança e Adolescente e a Educação”.
Junto a iniciativas nas comunidades do país, o Comitê Gestor Brasil da GNRC e a Pastoral da Criança vão promover celebrações inter-religiosas em dezenas de cidades brasileiras. Diversas tradições religiosas organizarão uma corrente de colaboração com a comunidade na semana que marca o Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança.
Por Canção Nova

segunda-feira, outubro 29

DNJ marcou o início da divulgação da CF 2013




Último domingo de outubro é sempre voltado para os jovens brasileiros, pois, em todos os anos, se celebra o Dia Nacional da Juventude (DNJ). Neste ano, em especial, o DNJ dá largada para a divulgação de um dos importantes eventos do ano que vem: a Campanha da Fraternidade 2013, cujo tema será a Juventude.

Nesta quarta-feira, 24, foi lançado o twitter @cf2013Oficial  e, na próxima semana, serão lançados a página no Facebook "CF 2013" e o site www.cf2013.org.br.
CF  acontece sempre, na Igreja no Brasil, no período da Quaresma e, para já incentivar a participação do público-alvo, uma equipe de comunicação específica para a Campanha foi criada com o objetivo de disseminar o conteúdo do texto base da CF por meio das redes sociais, produção de vídeos e interação com os jovens de todo país.

DNJ e CF 2013

Todos os anos, a CNBB elabora um subsídio próprio para que os jovens e as dioceses celebrem o Dia Nacional da Juventude, a partir de orientações para realização de encontros, dinâmicas e meditações. O subsídio do DNJ 2012 , em especial, foi construído à luz da CF 2013, como aponta o assessor nacional da Comissão para a Juventude da CNBB, padre Antônio Ramos do Prado, na apresentação do material.
De acordo com o assessor, a construção deste documento teve a participação da Coordenação Nacional de Jovens que se debruçou sobre a realidade do jovem da atualidade para a redação dos textos. “Essas reflexões vem fortalecer cada vez mais a importância do DNJ, que todos os anos, com um tema novo, ajuda o povo brasileiro a olhar para a juventude, refletir e acompanhar suas propostas”, destacou.
O DNJ sempre acontece no último domingo de outubro. Contudo, como o próximo dia 28 é segundo turno das eleições municipais, as (arqui)dioceses, pastorais, movimentos e comunidade têm escolhido para celebrar outros domingos de outubro ou o primeiro de novembro.

Produtos Campanha da Fraternidade

A CF 2013 tem como tema “Fraternidade e Juventude” e como lema "Eis-me aqui, Senhor. Envia-me" (Is 6,8). E para melhor aprofundar este conteúdo e as reflexões, as Edições CNBB disponibilizam para venda, além do texto base, diversos materiais como o CD com o hino, Via Sacra, cartão postal, livretos quaresmais etc.
Vendas e informações por telefone (61-2193 3019) ou no site  das Edições CNBB.

VÍDEO DA XVI ROMARIA DA JUVENTUDE NO LIMA


Um dia de louvação, alegria e muita fé na Romaria da Juventude em Patú, no lima. Que Nossa Senhora dos Impossíveis possa olhar sempre por todos nós!




ROMARIA DA JUVENTUDE 2012





A 16ª Romaria da Juventude que aconteceu nesse dia 28, domingo, no Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, no Lima/RN, teve como tema central: “Que Vida vale à pena ser vivida?”.  A Romaria da Juventude 2012 celebrou o Dia Nacional da Juventude e um grande incentivo para a Jornada Mundial da Juventude 2013, no Rio de Janeiro (RJ), com a presença do Santo Papa. Segundo o setor diocesano de juventude, cerca de 8 mil jovens de toda a Diocese de Santa Luzia estiveram presentes no Santuário do Lima.

O evento iniciou com a acolhida das paróquias que viam chegando de outros estados e cidades circunvizinhas.  A Santa Missa com Dom Mariano aconteceu na Igreja Matriz de Patu e logo após, seguiu-se com um arrastão até o Santuário do Lima, com animação de DJ ANGELUS.  No lado de fora do Santuário realizaram-se vários Shows com DJ Ângelus e a Banda Divina Luz, de Natal, atração principal da Romaria. Além disso, durante o evento havia a disponibilidade de lanchonetes, teatro, dança, Expocarisma, Tenda de Adoração no Mirante e confissões. 

Foi um dos eventos mais esperados do ano e que conseguiu unir os jovens mais perto de DEUS. Parabéns a todos que estiveram presentes nesse maravilhoso evento.

O Turismo no RN

JMJ Rio 2013


COMITIVA DO VATICANO AVALIA PREPARATIVOS PARA A JMJ NO RIO


O Papa, como chefe de Estado, precisa de uma organização prévia de todas as suas viagens, a fim de preparar a agenda dos atos protocolares, centrais e especiais. Para desenvolver esta organização, uma comitiva responsável pelas viagens internacionais do Santo Padre encontra-se no Brasil para debater questões referentes à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013.
A comitiva, liderada pelo Dr. Alberto Gasbarri, também é formada por Stefannia Izzo e Paolo Corvini, que se juntaram ao grupo nesta quinta-feira, 25. Durante o dia, eles visitaram espaços da possível presença do Papa durante a Jornada, no Rio de Janeiro.
A Jornada é uma preparação feita a várias mãos. Há uma parte que é feita pela Arquidiocese do Rio de Janeiro. Outra que é feita pelos governos, federal, estadual e municipal, e outra ainda realizada pelos grupos da Santa Sé. O grupo que hoje visita o Rio de Janeiro é o que cuida diretamente das viagens do Santo Padre.
“Foram apresentadas várias propostas e eles estão avaliando todas elas. Não só em termos de tempo, mas também em termos de espaço. O que é cada uma das propostas apresentadas, o que isso significa”. explicou o coordenador geral da JMJ Rio 2013, monsenhor Joel Portella Amado.
Segundo ele, ao final da visita, que termina neste sábado, 27, será emitido um primeiro laudo sobre a impressão do que foi a visita, o que é possível ser feito e o que não é. Depois disso, virá um documento de Roma, com a programação definitiva, ligada à visita de Bento XVI.
Com relação ao local para o encerramento do evento, que envolve uma Vigília e uma Missa, Guaratiba foi uma possibilidade apresentada pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Mas, ainda não há confirmação oficial. Estão sendo estudadas outras possibilidades.
A comitiva também visitou, na quarta-feira, 24, o Centro de Operações da Prefeitura, e demonstrou satisfação em conhecer a capacidade técnica e operacional, que, acreditam, favorece a mobilidade na cidade.
“Essa Comissão levará todas as propostas ao Santo Padre, para que ele defina como será sua presença aqui. É um belo momento e eu creio que a JMJ Rio2013 está dando passos importantíssimos, com todas essas definições, ao mesmo tempo em que sabemos e contamos com a boa vontade das autoridades, que são as pessoas que nos recebem muito bem e com grande preocupação de fazer o melhor possível para o Brasil e para o Rio de Janeiro”, afirmou o arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio 2013, Dom Orani João Tempesta.
“O encontro está sendo muito bom, e me parece que o responsável pelas viagens internacionais do Papa, Alberto Gasbarri, está satisfeito com os diversos lugares que temos visitado. Mas é claro que têm muitas outras coisas que ainda precisam ser definidas e, por enquanto, esse é o objetivo do trabalho”, destacou o núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni d’Aniello.
A Jornada Mundial da Juventude está marcada para os dias 23 a 28 de julho de 2013. Mais informações no site oficial do evento: www.rio2013.com
Por Canção Nova

SANTO DO DIA:


São Narciso

29 de Outubro


São NarcisoO santo de hoje, São Narciso, foi Bispo de Jerusalém e, quando se deu tal fato, devia ter quase cem anos de idade. Narciso não era judeu e teria nascido no ano 96. Homem austero, penitente, humilde, simples e puro, sabe-se que presidiu com Teófilo de Cesareia a um concílio onde foi aprovada a determinação de se celebrar sempre a Páscoa num Domingo.

Eusébio narra que em certo dia de festa, em que faltou o óleo necessário para as unções litúrgicas, Narciso mandou vir água de um poço vizinho, e com sua bênção a transformou em óleo. Conta também as circunstâncias que levaram Narciso a demitir-se das suas funções.

Para se justificarem de um crime, três homens acusaram o Bispo Narciso de certo ato infame. "Que me queimem vivo - disse o primeiro - se eu minto". "E a mim, que me devore a lepra", disse o segundo. "E que eu fique cego", acrescentou o terceiro. O desgosto de ser assim caluniado despertou em Narciso o seu antigo desejo pelo recolhimento e, por isso, sem dizer para onde ia, perdoou os caluniadores e saiu de Jerusalém em direção ao deserto. Considerando-o definitivamente desaparecido, deram-lhe por sucessor a Dio, ao qual por sua vez sucederam Germânio e Górdio. Todavia, os três caluniadores não tardaram a sofrer os castigos que em má hora tinham invocado, pois o primeiro pereceu num incêndio com todos os seus, o segundo morreu de lepra e o terceiro cegou à força de tanto chorar o seu pecado.

Alguns anos depois, Narciso reapareceu na cidade episcopal. Nunca tinha sido posta em dúvida a santidade do seu procedimento.; por isso, foi com imensa alegria que Jerusalém recebeu seu antigo pastor. Segundo diz Eusébio, continuou Narciso a governar a diocese até a idade de 119 anos, auxiliado por um coadjutor chamado Alexandre. Faleceu cerca do ano de 212.

São Narciso, rogai por nós!

A declaração de Milagre pela Igreja é mais rigorosa do que declaração da própria medicina.




MILAGRE, COISA SÉRIA E RARA
Dom Fernando Arêas Rifan (*)

Milagre é um fato extraordinário, que não se explica por causas naturais, atribuído à intervenção sobrenatural de Deus, para o bem espiritual dos homens. Deus governa o mundo por leis físicas, químicas e biológicas por ele criadas. Daí que as exceções a essas leis por sua intervenção – os milagres – são raras e extraordinárias. Em sua vida terrena, Jesus andou uma vez sobre as águas, mas não sempre; curou alguns cegos, paralíticos e leprosos, ressuscitou mortos, mas não todos. Ele usou de milagres para comprovar sua divindade e missão divina.
Notícia deste mês: uma religiosa italiana, Irmã Luigina Traverso, que sofria de paralisia ciática meningocele lombar, foi curada “miraculosamente” em Lourdes, França, “por intervenção extraordinária de Deus obtida pela intercessão de Nossa Senhora”, conforme reconheceu, no dia 11 de outubro passado, Dom Alceste Catella, Bispo de Casale Monferrato, diocese italiana onde reside a religiosa.
Esta foi a 68ª cura “sem explicação” de Lourdes oficialmente reconhecida.
O Bispo da diocese de Tarbes e Lourdes, Dom Nicolas Brouwet, assim como o Dr. Alessandro de Franciscis, presidente do Bureau des Constatations Médicales de Lourdes apresentaram os fatos em uma conferência de imprensa no último dia 12 de outubro.
O mais interessante é que essa cura ocorreu em 23 de julho de 1965, há, portanto, mais de 47 anos, mas só agora é que foi reconhecida pela Igreja.
Em Lourdes, onde Nossa Senhora apareceu a Santa Bernadete, muitas pessoas são curadas. Para o exame e constatação dessas curas, criou-se o Bureau Médical de Lourdes, do qual participam médicos de todos os credos religiosos, inclusive ateus, e os documentos ficam à disposição dos especialistas de qualquer parte do mundo.
Um processo para declaração de milagre, feita no Bureau Médical de Lourdes, leva, pelo menos, 5 anos, com várias instâncias a percorrer. Na primeira instância, são feitos exames médicos e psiquiátricos rigorosos; qualquer explicação natural da cura leva o caso a ser encerrado. Ademais, só se aceitam doenças orgânicas e não apenas funcionais. Espera-se um ano, antes de dar a comprovação da cura definitiva.
Na segunda instância, o caso é reapresentado à discussão.
Na terceira instância, um relator leva o caso à Comissão Médica Internacional em Paris. Se o caso passar por esse crivo, declara-se que tal cura extraordinária não tem explicação na medicina, que o considera “milagre” e o entrega à Igreja para um processo canônico. Uma comissão, constituída pelo bispo do local onde mora a pessoa curada, examinará minuciosamente o caso sob todos os aspectos físicos e morais e os resultados médicos. Após todas as análises, o bispo confirmará, não só apenas com os olhos da ciência, mas também com os olhos da fé, o possível milagre.
Mais de onze mil casos já passaram da terceira instância com a confirmação médico-científica de que não há explicação para tal cura. No entanto, até hoje, apenas sessenta e oito de todos esses casos (incluindo o da Irmã Luigina) foram tidos como milagre pela quarta instância, ou seja, pela Igreja, que se mostra, nesses casos, mais rigorosa do que a própria medicina.

*Bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney

domingo, outubro 28

Visitantes e Web leitores


As imagens da XVI ROMARIA DA JUVENTUDE irei postar em breve. Estou editando, pois são muitas. Também tem vídeos gravados pelos fotógrafos do nosso Blog. Logo mais você vai encontrar aqui com exclusividades os melhores momentos desse evento católico que com certeza, foi o melhor e maior do ano. Aguardem. Paz e bem, para todos.

Rafael Maia
Administrador do Blog

sexta-feira, outubro 26

ATENÇÃO!


Vigília Jovem e Romaria da Juventude 2012



É indispensável a presença de todos os membros do Movimento Jovem na Matriz de São Francisco de Assis às 00h00min do domingo, 28, para a celebração da Vigília Jovem, que é uma espiritualidade de preparação para a Romaria ao Santuário do Lima.

O encontro contará com reflexões, espiritualidades, memórias, oração, animação, louvor e etc. Logo após o término da Vigília, seguiremos imediatamente à cidade de Patu, onde se dará início às acolhidas oficiais da romaria. Contamos com a participação de todos!
Paz & Bem!



Fernando PinheiroColunista          

Você foi cedo demais.




Brother, aonde clico pra você voltar? Nossa amizade era assim: engraçada! Tudo era motivo de risada. A gente passava horas conversando pelas redes sociais. Você sempre me pedia pra me contar as novidades, e eu sempre tinha alguma. Passávamos horas falando sobre algum assunto, uma coisa equívocada ou engraçada que tinha acontecido e você sempre me procurava online pra me te contar. São tantas histórias, tantos momentos que se eu fosse contar aqui, não caberia. Eita brother, que dor cruel. 
Não tá sendo fácil escrever isso, pois saber que você partiu e não está mais conosco é uma dor e das grandes. Fui lá dá força a sua família, principalmente a sua mãe que chorava e clamava força a Deus. É, Deus realmente sabe o que Ele faz, e o que tem que ser, será. É simples. Peço ao nosso Senhor que te reserve e coloque você em um bom lugar. Descanse em paz, parceiro. Vou sentir saudades, pode crer. Aos famíliares, força, muita força. A saudade será imensa, e você nunca será esquecido.



Finalizo com essa frase, parte de um trecho da música de Legião Urbana: "Os bons morrem jovens".


POR:
Rafael Maia
ADMINISTRADOR DESTE BLOG

MENSAGEM DE AMANDA MORAIS PARA SEU PRIMO



Porque você me deixou hein? porque as coisas vem sendo assim meu ''Pedão'' queria tirar de mim essa dor que sinto nesse momento, meu Deus foram tantas e diversas coisas que fizemos os dois juntos, absurdos de conversas jogadas foras, eu lem
bro os melhores momentos que passamos juntos meu Priminho lindo' que dor ,que dor senhor dói fundo em mim, saber que minha alegria de ir lá em vozinha se foi pra sempre, saber que nunca mais eu vou poder entrar aqui e te ver online falando comigo era sempre o primeiro a me chamar atenção no "msn", o que sempre quis meu bem e se importou comigo, me dava conselhos e me abria os olhos diante de todos os caras que eu conhecia, meu Senhor te peço me dá forças nesse momento ruim ,que coloque ele em um lugar bom, eu sei primo que você está agora ao de pessoas que também te ama, Vózinho cuida dele ai de cima enquanto nós aqui embaixo tentamos manter o conforto de Deus. Quem vai me chamar de ''mandica'' agora? quem vai me fazer rir quando eu somente chorava, quem vai me chamar pra passar a tarde fazendo oque gostávamos, Quem vai me mostrar as coisas pela web? Quem vai me dizer vem prima ficar a tarde comigo?, quem vai me oferecer chocolates como somente você sabia fazer? .:( Me conforta senhor e aos meu outros primos, a minha vozinha, minhas tias e toda minha família. Quero te levar como uma melhor lembrança Priminho, eu juro que um dia a gente vai se encontrar seja onde for e lá poderei te abraçar como antes e dizer o quanto doeu em mim ficar sem você aqui na Terra.


É eterna essa saudade que sinto agora meu fã de CALCINHA PRETA, meu ''Pedão'' lindo, Meu primo mais chegado e você sempre soube disso, meu melhor amigo a quem eu me abria sem medo. ♥ Neto Rocha

Amanda Morais

Testemunho.




Testemunho: A sogra de uma amiga minha estava na procissão de Nossa Senhora Aparecida, em 12/10/12, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e de repente sua vela começou a chorar somente para um lado, e formou essa linda imagem de Nossa Senhora. Como alguém pode duvidar do poder da intercessão de Nossa Senhora sobre nós cristãos, diante de tantas demonstrações como está? Por isso, que a venero, a amo muito. Maria santa e fiel ensina-nos a viver como escolhidos. Obrigada por estar sempre no meio de nós e por sua generosa intercessão. 

Assinado: Alene Carvalho de Sá

quinta-feira, outubro 25

SANTO DO DIA:


São Luís Orione

26 de Outubro


São Luís OrioneO Papa João Paulo II, em 1980, colocou diante dos nossos olhos um grande exemplo de santidade expressa na caridade: Luís Orione.

Nasceu em Pontecurone, um pequeno município na Diocese de Tortona, no Norte da Itália, no dia 23 de junho de 1872. Bem cedo percebeu o chamado do Senhor ao sacerdócio. Ao entrar no Oratório, em Turim, recebeu no coração as palavras de São Francisco de Sales lançadas pelo amado São João Bosco: "Um terno amor ao próximo é um dos maiores e excelentes dons que a Divina Providência pode conceder aos homens".

Concluiu o ginásio, deixou o Oratório Salesiano, voltou para casa e depois entrou no seminário onde cursou filosofia, teologia, até chegar ao sacerdócio que teve como lema: "Renovar tudo em Cristo".

Luís Orione, sensível aos sofrimentos da humanidade, deixou-se guiar pela Divina Providência a fim de aliviar as misérias humanas.

Sendo assim, dedicou-se totalmente aos doentes, necessitados e marginalizados da sociedade. Também fundou a Congregação da "Pequena Obra da Divina Providência". Em 1899, Dom Orione deu início a mais um Ramo da nova Congregação: os "Eremitas da Divina Providência".

Em 1903, Dom Orione recebeu a aprovação canônica aos "Filhos da Divina Providência", Congregação Religiosa de Padres, Irmãos e Eremitas da Família da Pequena Obra da Divina Providência. A Congregação e toda a Família Religiosa propunha-se a "trabalhar para levar os pequenos os pobres e o povo à Igreja e ao Papa, mediante obras de caridade".

Dom Orione teve atuação heróica no socorro às vítimas dos terremotos de Reggio e Messina (1908) e da Marsica (1915). Por decisão do Papa São Pio X, foi nomeado Vigário Geral da Diocese de Messina por 3 anos. Vinte anos depois da fundação dos "Filhos da Divina Providência", em 1915, surgiu como novo ramo a Congregação das "Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade", Religiosas movidas pelo mesmo carisma fundacional.

O zelo missionário de Dom Orione cedo se manifestou com o envio de missionários ao Brasil em 1913 e, em seguida, à Argentina, ao Uruguai e diversos países espalhados pelo mundo. Dom Orione esteve pessoalmente como missionário, duas vezes, na América Latina: em 1921 e nos anos de 1934 a 1937, no Brasil, na Argentina e no Uruguai, tendo chegado até ao Chile. Foi pregador popular, confessor e organizador de peregrinações, de missões populares e de presépios vivos. Grande devoto de Nossa Senhora, propagou de todos os modos a devoção mariana e ergueu santuários, entre os quais o de Nossa Senhora da Guarda em Tortona e o de Nossa Senhora de Caravaggio; na construção desses santuários será sempre lembrada a iniciativa de Dom Orione de colocar seus clérigos no trabalho braçal ao lado dos mais operários civis.

Em 1940, Dom Orione atacado por graves doenças de coração e das vias respiratórias foi enviado para Sanremo. E ali, três dias depois de ter chegado, morreu no dia 12 de Março, sussurrando suas últimas palavras: "Jesus! Jesus! Estou indo."

Vinte e cinco anos depois, em 1965, seu corpo foi encontrado incorrupto e depositado numa urna para veneração pública, junto ao Santuário da Guarda, em Sanremo na Itália.

O Papa Pio XII o denominou "pai dos pobres, benfeitor da humanidade sofredora e abandonada" e o Papa João Paulo II depois de tê-lo declarado beato em 26 de outubro de 1980, finalmente o canonizou em 16 de maio de 2004.

São Luís Orione, rogai por nós!



NÃO VAI PRA ROMARIA DA JUVENTUDE?


Temos uma boa notícia pra você.



Você que queria ir pra ROMARIA DA JUVENTUDE neste domingo, dia 28/10, e não reservou sua vaga, poderá acompanhar de casa e AO VIVO o evento. Isso mesmo, AO VIVO! A TV Patu irá transmitir o evento pela internet. A juventude e o povo em geral está está convidado desde já para acompanhar o maior evento católico do RN. Fiquem antenados, o MOVIMENTO JOVEM vai aparecer ao vivo hein, lá na Serra do Lima. Em breve disponibilizarei o link para que vocês possam acompanhar, aguardem.

VAI SER SHOW, VIVENCIE ESSE MOMENTO!!!

Juventude JP

NINGUÉM PODE SER FELIZ SE NÃO FOR AMADO.



Amar é construir alguém querido.


O amor gera a vida; o egoísmo produz a morte. A psicologia mostra hoje com toda clareza que as graves perversões morais têm quase sempre como causa principal uma ‘frustração de amor’. Os jovens se encaminham para as drogas, para o sexo vazio, para o alcoolismo e para tantas violências, porque são carentes de amor, ‘desnutridos’ de amor. A pior anemia é a do amor. Leva à morte do espírito. Ninguém pode ser feliz se não for amado; se não fizer uma experiência de amor.
Se isso é importante na infância e na adolescência, também na vida conjugal isso é verdade. E esse ‘amor conjugal’ começa a ser aprendido e treinado no namoro. Na longa viagem da vida conjugal, que começa no namoro, você precisa levar a bagagem do amor. Você amará de verdade o seu namorado não só porque ele é simpático, bonito ou porque é um atleta, mas porque você quer o bem dele e quer ajudá-lo a ser ainda melhor com a sua ajuda.


Muitas vezes, você quis e procurou uma namorada perfeita, ou um rapaz ideal, mas saiba que isso não existe. A primeira exigência do amor é aceitar o outro como ele é, com todas as suas qualidades e defeitos. Só assim você poderá ajudá-lo a crescer, amando-o como ele é.
Alguém já disse que o amor é mais forte do que a morte, e capaz de remover montanhas. O amor tem uma força misteriosa; quando você ama o outro gratuitamente, sem cobrar nada em troca, você desperta-o para si mesmo, revela-o a si mesmo, dá-lhe ânimo e vida, ‘ressuscita-o’.
É com a chama de uma vela que você acende outra. É com a doação da sua vida que você faz a vida do outro reviver.
Desde o namoro você precisa saber que ‘amar não é querer alguém construído, mas construir alguém querido’. É claro que um casal se aproxima pelo coração, mas cresce pelo amor, que transcende os sentimentos e se enraíza na razão. Todo relacionamento humano só terá sentido se implicar no crescimento dos envolvidos. De modo especial no namoro e no casamento isso é fundamental.
A ordem de Deus ao casal é esta: ‘crescei’. Deus não nos dá uma ‘ajuda adequada’ para ‘curtirmos a vida’ a dois; mas para crescermos a dois. Isso vale desde o namoro. E o que faz crescer é o ‘fermento’ do amor. Ninguém melhor do que São Paulo expressou as exigências do verdadeiro amor: ‘O amor é paciente, O amor é bondoso. Não tem inveja. O amor não é orgulhoso. Não é arrogante. Nem escandaloso. Não busca os seus próprios interesses, Não se irrita, Não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, Mas se rejubila com a verdade. Tudo desculpa. Tudo crê, Tudo espera, Tudo suporta. O amor jamais acabará’ (1Cor 13, 4-7).
Medite um pouco em cada linha deste hino do amor, e pergunte a si mesmo se você está vivendo isso no seu namoro. Desde o namoro é preciso ter em mente que a beleza do amor está exatamente na construção da pessoa amada. É uma missão para gente madura, com grandeza de alma.
Construir uma pessoa é educá-la em todos os aspectos, e isso é uma obra do coração.
O amor tudo suporta, tudo crê, tudo espera; o amor não passa jamais.

Prof. Felipe Aquino

O QUE É ÁGAPE?



Filia é amor amizade, “eros como termo para significar o amor « mundano » e ágape como expressão do amor fundado sobre a fé e por ela plasmado.(n. 7)

É interessante como o Papa Bento se debruça e se dedica a fazer-nos compreender a beleza extraordinária do amor “ágape”. “Quem quer dar amor, deve ele mesmo recebê-lo em dom. Certamente, o homem pode — como nos diz o Senhor — tornar-se uma fonte donde correm rios de água viva (cf. Jo 7, 37-38); mas, para se tornar semelhante fonte, deve ele mesmo beber incessantemente da fonte primeira e originária que é Jesus Cristo, de cujo coração trespassado brota o amor de Deus (cf. Jo 19, 34).”(n.7)

O eros e o ágape, quando são bem harmonizados, levam para Deus e se tornam fonte de autêntica doação. O Papa porém nos leva, como mestre sábio, pela mão a poder compreender a beleza do amor oblativo, desinteressado e generoso contemplando o amor de Deus Pai e o amor de Jesus no Espírito Santo por nós. Deus nos deu o melhor de si mesmo que é Jesus no mistério da encarnação. Jesus não veio entre nós na busca de um amor humano e de uma recompensa mas só e exclusivamente por amor. Assim Jesus no dá o melhor de si em toda a sua vida não porque nós somos bons mas porque ele é bondade infinita e amor sem limite. E nos Espírito Santo nós recebemos a plenitude da graça e do amor.

Jesus se faz amor puro e por isso “ágape”, especialmente na última ceia onde se esquece totalmente de si mesmo e tendo amado os seus os amou até o fim. O verbo mais usado no Novo Testamento é o verbo “agapao”, que manifesta este amor sem confim, total, sem reserva e sem...retorno. É a plena alegria de amar, de servir, de se doar. Não há nenhuma procura de satisfação ou de realização própria mas só de amor doado. O ser humano, quando se torna capaz de amar assim, ele mesmo se torna amor pleno e é fonte de amor.

Na ágape, o verdadeiro amor a Deus e o verdadeiro amor ao próximo se fundem num só amor. Não há distinção. Quanto mais amamos a Deus, diz João da Cruz e mais amaremos o próximo; e quanto mais amamos o próximo mais amamos a Deus. Por isso que somente quem ama a Deus pode amar na plena liberdade a todos, sem medo e sem receio. Paulo apóstolo nos recorda que a nossa vocação é a liberdade e a liberdade se funda sobre o amor.

O amor ágape de Jesus para conosco se faz Eucaristia onde nós temos o dom total dele mesmo. Jesus na Eucaristia não nos dá uma palavra de lembrança, nem um “presente que podemos guardar” para relembrar a pessoa que o deu, mas ele dá a si mesmo, totalmente a si mesmo. É o que ele tem de mais precioso, o seu corpo e o seu sangue, todo a si mesmo.

É interessante neste sentido ler o evangelho de João no capítulo 20, quando Jesus pergunta a Pedro: “tu me amas mais do que estes?” Jesus usa o verbo “agapao”, mas Pedro responde com o verbo “fileo”. Pedro ainda não está maduro, acocitado para amar Jesus até a morte, dando sua vida. Quer bem a Jesus, é seu amigo “filia”, mas não está disposto a dar-se totalmente. Todo amor ágape se faz dom de si mesmo aos outros. Não faz maravilhas que o Papa ilustre este amor com a parábola da misericórdia (Lc 15) e com o bom samaritano. Mas este é outro discurso. Quem sabe que a segunda parte a deixaremos para outro momento.

“O amor cresce através do amor. O amor é « divino », porque vem de Deus e nos une a Deus, e, através deste processo unificador, transforma-nos em um Nós, que supera as nossas divisões e nos faz ser um só, até que, no fim, Deus seja « tudo em todos » (1 Cor 15, 28).”(n. 18)
Fonte: Revista Shalom Maná 
            Frei Patrício Sciadini, ocd.

 

Movimento Jovem - JP (FUND/2011)