REDES SOCIAIS:

TwitterFacebookgoogle pluslinkedinrss feedE-mail

domingo, setembro 30

Programação para hoje a noite



30/09/2012, Domingo
18h30, 6ª Noite de Novena

Noiteiros: Grupo de Oração terço dos Homens, ruas: Gil Barbosa Maia e 13 de maio, comunidades de Carnabinha e Ema, Vila Major Felipe e Arapuá.

Articuladores: Coordenação do Terço dos Homens, Mário, Nilvalda, Titica, Fátima e Walles.

Homenageados: Todos os grupos ''Terço dos Homens'' da Paróquia e das comunidades circunvinzinhas, as famílias das ruas e comunidades mencionadas.

Madrinha de São Francisco: Joízia Lima Cavalcante Rêgo

Celebrante: Pe Ivan dos Santos

Pregador: José Giovanne B. de Oliveira

Tema: Celebrando São Francisco, deixemos que a fé se torne em nós origem de boa ação como frutos de justiça e paz.

PROGRAMAÇÃO SOCIOCULTURAL: 
- Zé Bonifácio (Uiraúna/PB)

Nossos votos de felicidades de hoje vai para a Jovem Kelly Pinheiro




Que todos os seus sonhos possam ser realizados da forma que você espera. Fazer aniversário é refletir sobre a fase finda e planejar novos rumos, cheios de expectativa e possibilidades. Desejamos que sua nova estrada seja tranquila, com muita paz e realização! Parabéns por esse dia tão especial, muita alegria, paz e harmonia. Que todos os seus desejos se realizem, pois você merece.  

QUE DEUS ILUMINE TODOS OS DIAS DE SUAS VIDAS, FELICIDADES.
 É o que deseja a Família MJ!


Grafiteiros participarão da JMJ. “jovem grafiteiro peregrino”!





Uma parceria da JMJ Rio 2013 com o Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP) vai permitir que grafiteiros exponham sua arte em exposições e workshops durante a Jornada Mundial da Juventude, ano próximo, no Rio de Janeiro.

A escolha dos participantes será por meio de “concurso” cujo edital já está disponível no site do MAS-SP.

Os trabalhos selecionados ficarão em exibição por dois meses. O “concurso” é aberto para jovens interessados em grafite, não necessariamente a profissionais, que usem o tema de arte sacra, priorizando a cruz (símbolo da Jornada) como mote para as pinturas. A técnica será a do estêncil.

A execução do trabalho será em formato workshop, com duração de três dias, para ensino da técnica das máscaras e da grafitagem. A pintura será feita sobre tapume ou placa de MDF de 15mm, com medida de 280 x 180 cm.

“Esperamos que interessados do mundo inteiro se inscrevam na categoria “jovem grafiteiro peregrino”. É um projeto único, que une a arte sacra e o grafite em um mesmo evento. A arte de rua, contemporânea usará o tema das cruzes para apresentar seu discurso. O grafite é um tema que atrai e fascina os jovens”. afirma a responsável pela Curadoria e Produção do Projeto de Grafite e Arte Urbana JMJ- Rio 2013. 

As inscrições para que os interessados possam se inscrever na categoria ‘Jovem grafiteiro peregrino’, vão até o dia 20 de dezembro de 2012. O candidato deverá preencher a Ficha de Inscrição disponível no site www.museuartesacra.org.br, assinar o termo de liberação de direitos autorais e anexar o desenho a ser grafitado em PDF e os enviar por e-mail para grafite@museuartesacra.org.br. As inscrições são gratuitas e os candidatos devem ter entre 18 e 35 anos.

Mais informações também podem ser obtidas através do Museu de Arte Sacra e do Portal da JMJ Rio 2013.

A PARTIR DE HOJE


SEMINÁRIO JUVENTUDE E MISSÃO SERÁ TRANSMITIDO AO VIVO PELA INTERNET


Começa na tarde desta sexta-feira, 28, em Brasília, o Seminário Nacional Juventude e Missão, promovido pelas Comissões Episcopais Pastorais para a Juventude e para a Dimensão Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, em parceria com as Pontifícias Obras Missionárias (POM).
Cerca de 300 participantes irão refletir sobre o tema “A alegria de ser jovem, discípulo missionário de Cristo”. A proposta do evento é proporcionar às lideranças jovens das dioceses envolvidas em atividades missionárias e do Setor da Juventude um impulso na missão permanente da Igreja – evangelizar.
“As inscrições que incluem hospedagem estão encerrradas, mas se a pessoa tiver um local para se hospedar poderá ainda se inscrever”, explica a secretária da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, Gracielle Reis, também membro da Equipe Nacional de Comunicação “Jovens Conectados”.
O evento poderá também ser acompanhado ao vivo pelo site http://jovensconectados.tv
Esse é o terceiro seminário promovido este ano. O primeiro aconteceu no mês de maio, com enfoque na comunicação, o segundo, em julho, sobre bioética, e agora, o terceiro, sobre missão. “Os encontros são preparatórios para a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho de 2013″, ressalta Gracielle.
Confira a programação:
Sexta-feira – 28/09
- Credenciamento: Das 16h às 18h
- 18h – Jantar
- 19h30 – Abertura Oficial – Composição da Mesa
- 20h – 1ª Palestra – Objetivo geral – Ir. Nery
• 21h – Vídeo – Ir. Dirce
• 21h10 – Leitura orante da Bíblia – Pitter, da Comunidade Canção Nova
• 21h50 – Avisos e Encerramento

Sábado – 29/09
- 08h – Animação – Juventude Missionária de Brasília
- 08h15 – Oração da Manhã – Coordenação Nacional de Jovens
- 08h30 – Mesa de debate – Paulo Mansan
- 09h30 – Intervalo
- 10h – Video e Debate – Maciel Cover
- 11h – Missa no Santuário Dom Bosco
- 12h – Almoço
- 14h30 – Animação – Juventude Missionária de Brasília
- 14h45 – Os campos de missão na Igreja – Pe Estevão
- 15h30 – Testemunhos de 3 expressões Missionárias: O Bom Pastor / O Semeador / O Pescador
- 16h15 – Intervalo
• 16h45 – Grupos de partilha orientados
• 17h45 – Grupos de Reflexão orientados
• 18h15 – Fechamento – Dom Eduardo Pinheiro
• 18h35 – Oração do terço – Terço Missionário
• 19h – Jantar
• 20h – Vigília Pré-JMJ na Catedral de Brasília

Domingo – 30/09
- 08h – Animação – Juventude Missionária de Brasília
- 08h15 – Oração da Manhã – Coordenação Nacional de Jovens
- 08h30 – Partilha dos Grupos de 100
- 09h – Síntese do Seminário – Ir. Nery
- 09h30 – Vídeo – Pe. Sávio
- 09h40 – Flash Mob. – Jovens Conectados
- 10h30 – Retorno ao auditório
- 10h45 – JMJ e Semana Missionária – Pe. Sávio
- 11h45 – Avisos
- 12h – Missa final e envio – Dom Eduardo Pinheiro
- 13h – Almoço e despedida

Por Canção Nova

sábado, setembro 29

Programação para hoje





29/09/2012, Sábado
18h30, 5ª Noite de novena




Noiteiros: Setor Totô Morais - composto pelas ruas: André Leite da Coista, Antônio Agostinho, Galiléia, Francisco Ferreira da Costa e Euzébio Libânio da costa, Escola Municipal Infantil "Pequeno Mário", setor PETE E PROJOVEM e comunidades Boi Redondo.

Articuladores: Joana Ferreira, Neneide, Valdete, Ana Diniz, Anna Paula, Dizinha, Gertrudes, Joilda, Mikaelly, Leleide, Lúcia, Kelly, Cláudia, Mário, Clenilda, Cléa, Lucineide e Nêna.

Homenageados: Todas as famílias do mencionado setor, direção, professores e demais funcionários da citada escola, Peti, Projovem, e moradores das ruas mencionadas.

Madrinha de São Francisco: Josefa Camilo de Souza (D. Zélia)

Celebrante e Pregador: Pe. Chagas (Encanto/RN)

Tema: Com São Francisco, peçamos ao Senhor a sua paz para a comunhão plena com Ele.

A  nossa festa não pára, participe!!

O nosso agradecimento.


Escrever mais uma página que representa o teor religioso dos festejos de nosso padroeiro São Francisco de Assis é se apropriar das tintas que fazem ressurgir cada traço de nossa caminhada pela fraternidade. Partindo do princípio que a festa só acontece pela união fraterna de toda a comunidade cristã, é chegado o momento de elencarmos aqueles que, na patente de noiteiros, articuladores e homenageados, se disponibilizaram para fazer acontecer esta noite de festa.


Em nome da coordenação do setor paroquial da juventude, queremos externar nossa sincera gratidão a todos os Grupos de Jovens de Nossa Paróquia e das comunidades circunvizinhas que aqui se fazem presentes, os quais, assim como o jovem Francisco, trouxeram o serviço de Deus como caráter prioritário nesta belíssima noite. 

Apropriando-nos desse link, em nome do Movimento Jovem aqui da sede, trazemos o nosso sincero obrigado a todos os membros que, aos seus modos e de forma intensa, ofertaram sua contribuição e disponibilidade para o acontecimento deste novenário. 

À mercê da Escola Estadual “Vicente de Fontes, queremos destacar a assiduidade da direção, da coordenação, dos professores, alunos e demais funcionários que colocaram a dedicação e o esforço como fatores cruciais para a culminância de mais uma noite festiva em alusão ao nosso padroeiro, assim como crismandos, Grupos de Escoteiros, comerciantes e sacoleiros, noiteiros também aqui ressalvados.


O nosso grito de obrigado ecoa, de modo especial, a Francisca Maia do Rêgo Oliveira (Chiquinha), que, pela sua fé e coragem, se prontificou para amadrinhar São Francisco nesta noite. Nada mais reconhecedor do que, a ela, oferecer uma calorosa salva de palmas. Ainda nesse intuito, nossa gratidão se estende ao jovem Fernando Pinheiro, representante da noite de hoje, e ao seu padrinho Lairton Fontes e a sua madrinha Crizantina Zuza (Creuzinha), os quais são também merecedores de nossas palmas. 


As nossas palavras de gratidão são oferecidas, com tamanho carinho, ao Pe. Charles Lamartine, o celebrante e pregador da noite de hoje, que nos guiou para refletir acerca do exemplo que o jovem de Assis nos deixa para permanecer firmes na defesa da fé. Pe. Charles, de forma simplória, mas com muita sinceridade, receba, também, nossa salva de palmas. O nosso obrigado não pode deixar de ser lançado às irmãs missionárias, à equipe de liturgia, aos leitores, à equipe de canto, enfim, a toda coordenação da Festa de São Francisco de Assis, o nosso muito obrigado! Que o teor da evangelização franciscana possa fazer com que revistamo-nos de humildade e permaneçamos firmes na defesa da fé. Avante, muito mais ainda nos será oferecido para vivenciarmos com glória e fervor nossa Festa. Boa noite e, resumindo tudo o que fora colocado, muito obrigado!


Coordenação do setor paroquial da juventude
28/09/2012, Jocenilton Costa - Colunista do MJ

Santos do dia.



Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael


Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e RafaelCom alegria, comemoramos a festa de três Arcanjos neste dia: Miguel, Gabriel e Rafael. A Igreja Católica, guiada pelo Espírito Santo, herdou do Antigo Testamento a devoção a estes amigos, protetores e intercessores que do Céu vêm em nosso socorro pois, como São Paulo, vivemos num constante bom combate. A palavra "Arcanjo" significa "Anjo principal". E a palavra "Anjo", por sua vez, significa "mensageiro".


São Miguel

O nome do Arcanjo Miguel possui um revelador significado em hebraico: "Quem como Deus". Segundo a Bíblia, ele é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus. No Antigo Testamento o profeta Daniel chama São Miguel de príncipe protetor dos judeus, enquanto que, no Novo Testamento ele é o protetor dos filhos de Deus e de sua Igreja, já que até a segunda vinda do Senhor estaremos em luta espiritual contra os vencidos, que querem nos fazer perdedores também. "Houve então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer e não se encontrou mais lugar para eles no Céu". (Apocalipse 12,7-8)

São Gabriel

O nome deste Arcanjo, citado duas vezes nas profecias de Daniel, significa "Força de Deus" ou "Deus é a minha proteção". É muito conhecido devido a sua singular missão de mensageiro, uma vez que foi ele quem anunciou o nascimento de João Batista e, principalmente, anunciou o maior fato histórico: "No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré... O anjo veio à presença de Maria e disse-lhe: 'Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus'..." a partir daí, São Lucas narra no primeiro capítulo do seu Evangelho como se deu a Encarnação.

São Rafael

Um dos sete espíritos que assistem ao Trono de Deus. Rafael aparece no Antigo Testamento no livro de Tobit. Este arcanjo de nome "Deus curou" ou "Medicina de Deus",restituiu à vista do piedoso Tobit e nos demonstra que a sua presença, bem como a de Miguel e Gabriel, é discreta, porém, amiga e importante. "Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar e conhecesse bem o caminho. Ao sair, encontrou o anjo Rafael, em pé diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus" (Tob 5,4).

São Miguel, São Gabriel e São Rafael, rogai por nós!


LANÇADO O MODELO DA CAMISETA DA ROMARIA DA JUVENTUDE 2012




CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR EM TAMANHO MAIOR

PARA UMA NOVA REALIDADE


INVESTIR NA JUVENTUDE

A constatação óbvia de que o investimento nas novas gerações modifica cenários do presente e prepara o futuro aponta para uma necessidade urgente: é preciso investir nos jovens. A Jornada Mundial da Juventude, que acontece de 22 a 28 de julho de 2013 no Rio de Janeiro, é uma oportunidade singular para que toda a sociedade exercite essa convicção e adote como prioridade o desafio de investir na juventude.
Nos próximos anos, o Brasil recebe eventos de grande importância cultural, esportiva, econômica e política. Em 2014, será realizada a Copa do Mundo e, em 2016, os Jogos Olímpicos. Estes eventos estão mobilizando governos e os mais diversos segmentos da sociedade. As exigências no âmbito da infraestrutura poderão deixar um legado interessante para a sociedade brasileira. Esses avanços requeridos podem resultar – é o que se espera, sobretudo quando se observa a situação econômica do Brasil no contexto mundial – na superação de carências que amargam a vida de tantos e de muitos modos. Particularmente, há de se pensar nas urgências e necessidades dos mais pobres e dos que são de modo tão desumano sacrificados por exclusões brutais.
O Brasil não pode perder essa oportunidade para crescimentos e conquistas cidadãs. Nesse sentido, também é importante incluir, em lugar especial e com interesse particular, na agenda de grandes acontecimentos, a Jornada Mundial da Juventude(JMJ). A importância desse evento é incontestável quando se considera, por exemplo, a magnitude da congregação de dois a três milhões de jovens, procedentes do mundo inteiro, na Cidade Maravilhosa, para uma semana de eventos, confraternização, espiritualidade e partilha. A juventude, razão de compromisso, prioridade de opção e força determinante nos rumos da sociedade, no presente e no futuro, é um tesouro que precisa de investimentos volumosos e determinantes.
Nesse sentido a imprensa é muito importante. Com sua força própria, seu papel educativo e até regulador da sociedade, a imprensa precisa se juntar aos governos e todos os segmentos para apoiar efetivamente a Jornada Mundial da Juventude. A Igreja Católica do Brasil inteiro está em profunda sintonia com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, anfitriã do evento. Ali se culminará um caminho missionário de forte mobilização da juventude, iniciado em setembro do ano passado, em São Paulo, com a peregrinação da Cruz da JMJ. Eventos, experiências e conquistas maravilhosas estão acontecendo pelo Brasil afora e, antes da Jornada Mundial da Juventude, haverá um momento especial de preparação em todo o país, em cada diocese: a Semana Missionária.
A Arquidiocese de Belo Horizonte já se mobiliza para a realização deste evento, que deve reunir na capital mineira mais de 25 mil peregrinos do mundo inteiro. Todos os jovens de nossas comunidades de fé, suas famílias, já estão convidados a participar, especialmente com a oferta de suas casas para acolher peregrinos. Também será realizado em Belo Horizonte o Congresso Mundial de Universidades Católicas, que deverá reunir cinco mil participantes, entre universitários, professores e reitores. No coração desse evento, acontecerá a Feira Minas Sempre, valorizando e promovendo a cultura, gastronomia, patrimônio imaterial, religiosidade e tradições do povo mineiro.
A opção preferencial pelos jovens na Igreja Católica é uma exigência para alcançar a meta de uma Igreja dos jovens e com os jovens, e destes na Igreja, desenhando com os valores do Evangelho um caminho seguro e de formação integral para a juventude. É hora de dar voz aos jovens, aos eventos e projetos que os envolvem. Torna-se inadiável um coro de Igrejas, governos, escolas e segmentos todos da sociedade para garantir e efetivar o compromisso de investir na juventude. As novas gerações representam um enorme potencial para o presente e o futuro da sociedade. A Igreja tem a tarefa de propor aos jovens o encontro com Jesus Cristo, alicerçando caminhos e desenhando horizontes para que eles estejam presentes em todos os espaços: na esfera política, na produção da cultura, na superação de reducionismos antropológicos, na reversão do quadro horrendo da dependência química, na conquista da educação e de oportunidades, na construção cidadã da sociedade. Apoiar a Jornada Mundial da Juventude é investir nos jovens. Não podemos perder esta oportunidade para abrir uma nova etapa da história.
Por Dom Walmor Oliveira de Azevedo – Arcebispo de Belo Horizonte

sexta-feira, setembro 28

Programação para a 4ª Noite de novena



28/09/2012, Sexta - feira
18h30, 4ª Noite de novena


Noiteiros: Escola Estadual "Vicente de Fontes", Movimento Jovem, Crismandos, Grupo de Escoteiros, comerciantes, cabeleleiros e sacoleiros.

Articuladores: Direção, professores, e demais funcionários da citada escola, Junidárlio, Fernando Pinheiro, Hélisson, Joyce Dara, Vanicleide, Jairon Lima, Jairo Mafaldo, Gliciany, Gláuber, Hiasmin, Adriano, Karina, Rizomar, Alisson Maia, Thieferson, Corrinha, Jocenilton, Anatânia, Antônio Cleonildo, Simone e Claudiana.

Homenageados: Comunidade escolar do Vicente de Fontes, Todos os Grupos de Jovens da Paróquia e escoteiros.

Madrinha de São Francisco: Francisca Maia do Rêgo Oliveira (Chiquinha)

Celebrante e Pregador: Pe. Charles Lamartinne (Diocese de Mossoró)

Tema: Com São Francisco, o jovem de Assis, permanecamos firmes na defesa da fé.

PROGRAMAÇÃO SOCIOCULTURAL:
Pagode SerdoSamba de Pau dos Ferros/RN


Juntos, vamos festejar 
mais uma noite de Festa!!

AVISO PARA OS MEMBROS DO MJ


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh7fLoo3hzd6t2jrkDn-EROHcxmGUkIdz3wZKXOIKR7W21IJNxndeUN5bwIUam8mNG6xWix0SOMbVSFMJo57LcqTwmFo0BVS0pI45etIw4WPulzpZAUoapFbMDcvfILgmeSy94koDBVyL0/s320/MJ.jpg
Os membros do MJ que já confeccionaram as suas camisetas do novo modelo, já podem usar hoje na 3ª Noite de novena do nosso Padroeiro. Hoje é a Noite da Juventude, do MJ. Os outros membros que ainda não possuem suas camisetas, podem ir com a outra que foi confeccionada anteriormente. Cumpram o horário estimado: 18h30 todos estejam na Matriz.

Coordenação agradece.

CNBB divulga nota “Eleições Municipais 2012 – Voto consciente e limpo”.


Durante entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira, 27 de setembro, a presidência da CNBB apresentou a sua mensagem para as eleições municipais 2012. O texto foi aprovado durante a última reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), realizado esta semana na sede da entidade, em Brasília (DF).

A seguir, a íntegra da nota.
Eleições Municipais 2012 – Voto consciente e limpo
O Conselho Episcopal Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, reunido em Brasília de 25 a 27 de setembro, considerando as eleições municipais do próximo mês de outubro, vem reforçar a importância desse momento para o fortalecimento da democracia brasileira. Estas eleições têm característica própria por desencadear um processo de maior participação em que os candidatos são mais próximos dos eleitores e também por debater questões que atingem de forma direta o cotidiano da vida do povo.
A Igreja louva e aprecia o trabalho de quantos se dedicam ao bem da nação e tomam sobre si o peso de tal cargo, em serviço de todas as pessoas (cf. GS 75). Saudamos, portanto, os candidatos e candidatas que, nesta ótica, apresentam seu nome para concorrer a um cargo eleitoral. Nascido da consciência e do desejo de servir com vistas à construção do bem comum, este gesto corrobora o verdadeiro sentido da atividade política.
Estimulamos os eleitores/as, inclusive os que não têm a obrigação de votar, a comparecerem às urnas no dia das eleições para aí depositar seu voto limpo. O voto, mais que um direito, é um dever do cidadão e expressa sua corresponsabilidade na construção de uma sociedade justa e igualitária. Todos os cidadãos se lembrem do direito e simultaneamente do dever que têm de fazer uso do seu voto livre em vista da promoção do bem comum (cf. GS 75).
A lei que combate a compra de votos (9840/1999) e a lei da Ficha Limpa (135/2010), ambas nascidas da mobilização popular, são instrumentos que têm mostrado sua eficácia na tarefa de impedir os corruptos de ocuparem cargos públicos. A esses instrumentos deve associar-se a consciência de cada eleitor tanto na hora de votar, escolhendo bem seu candidato, quanto na aplicação destas leis, denunciando candidatos, partidos, militantes cuja prática se enquadre no que elas prescrevem.
A vigilância por eleições limpas e transparentes é tarefa de todos, porém, têm especial responsabilidade instituições como a Justiça Eleitoral, nos níveis Federal, Estadual e Municipal, bem como o Ministério Público. Destas instâncias espera-se a plena aplicação das leis que combatem a corrupção eleitoral, fruto do anseio popular. O resgate da ética na política e o fim da corrupção eleitoral merecem nossa permanente atenção.
O político deve cumprir seu mandato, no Executivo ou no Legislativo, para todos, independente das opções ideológicas, partidárias ou qualquer outra legítima opção que cada eleitor possa fazer. Incentivamos a sociedade organizada e cada eleitor em particular, passadas as eleições, a acompanharem a gestão dos eleitos, mantendo o controle social sobre seus mandatos e cobrando deles o cumprimento das propostas apresentadas durante a campanha. Quanto mais se intensifica a participação popular na gestão pública, tanto mais se assegura a construção de uma sociedade democrática.
As eleições são uma festa da democracia que nasce da paixão política. O recurso à violência, que marca a campanha eleitoral em muitos municípios, é inadmissível: candidatos são adversários, não inimigos. A divisão, alimentada pelo ódio e pela vingança, contradiz o principio evangélico do amor ao próximo e do perdão, fere a dignidade humana e desrespeita as normas básicas da sadia convivência civil, que deve orientar toda militância política. Do contrário, como buscar o bem comum, princípio definidor da política?
A Deus elevemos nossas preces a fim de que as eleições reanimem a esperança do povo brasileiro  e que, candidatos e eleitores, juntos, sonhem um país melhor, humano e fraterno, com justiça social.
Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, abençoe nossa Pátria!
Brasília, 27 de setembro de 2012


Cardeal Raymundo Damasceno AssisArcebispo de AparecidaPresidente da CNBB
Dom José Belisário da SilvaArcebispo de São LuísVice-presidente da CNBB
Dom Leonardo Ulrich SteinerBispo Auxiliar de BrasíliaSecretário Geral da CNBB

DIGNIDADE DOS ESPORTISTAS


PAPA DESTACA QUE ATLETAS SÃO MAIS QUE MEROS COMPETIDORES
O Papa Bento XVI recebeu na manhã desta quinta-feira, 27, em Castel Gandolfo, os participantes do 32º Congresso Mundial de Medicina do Esporte. Em seu discurso aos presentes, o Papa lembrou que o esporte é mais que uma competição e que os atletas são mais que meros competidores. Eles são, segundo explicou o Papa, “detentores de moral e capacidade espiritual que deve ser enriquecida e aprofundada por esportes e medicina esportiva”.
Bento XVI afirmou que o Congresso é um sinal da capacidade que o esporte e os atletas têm de se esforçarem para unir as pessoas e os povos em busca da excelência da competitividade pacífica. “As recentes Olimpíadas e Paraolimpíadas em Londres deixaram isso claro”, disse.
Embora tendo destacado a importância dos atletas, que são mais que meros competidores, Bento XVI lembrou que, às vezes, a fama, o sucesso e a busca por dinheiro acabam se tornando o principal ou o único motivo para os envolvidos.
“Tem acontecido de tempos em tempos que vencer a todo custo substituiu o verdadeiro espírito do esporte e levou ao abuso e uso indevido dos meios à disposição da medicina moderna”.
O Papa lembrou ainda que, independente da capacidade atlética de cada um, os atletas são chamados à perfeição moral e espiritual antes do chamado para qualquer realização física. Assim sendo, o Santo Padre exortou os presentes a manterem antes de tudo a dignidade dos atletas assistidos por seu trabalho médico profissional.
“Deste modo, vocês serão agentes não somente de cura física e excelência atlética, mas também de regeneração moral, espiritual e cultural”.
Por Canção Nova

quinta-feira, setembro 27

Visitantes e Web Leitores


Como todos sabem, o Blog passou por mudanças e foi completamente mudado de design. Por isto, vocês não encontram mais as Coberturas de Eventos no lado Esquerdo do nosso Portal. Para melhor comodidade e acesso fácil, estou postando as coberturas feita pelo Blog no link/página EVENTOS. Assim, tornamos este meio mais organizado. Desde já agradeço pelo acesso. Voltem Sempre!

Rafael Maia
Administrador deste Blog

Programação para a 3ª noite de novena




27/09/2012, Quinta - feira
18h30, 3ª Noite de novena

Noiteiros: Secretaria de Saúde, Hospital e Maternidade "Mãe Fraza", Centro de Saúde "Francisca Rodrigues Fernandes", Agentes de saúde e endemias, Projeto "Viver com Saúde" e Secretaria de Educação.

Articuladores: Neumam Azevedo, Lucimeire Lopes, Expedito, Neneide, Edilânia, Stênio, Alcimar, Ângela, Socorro Rocha, Alda e Cilaní.

Madrinha de São Francisco: Doutora Rita Ferreira Duarte

Celebrante e Pregador: Pe. Cezar - (Pároco de Poço Zé de Moura - Diocese de Cajazeiras/PB)

Tema: Olhando em São Francisco, profunda intimidade com Jesus, cultivemos maior comunhão com Deu - Pai.

OBS:
ÀS 08H00 DA MANHÃ - Missa da Saúde 
Responsáveis: SEMAS, CRAS, Secretaria de Saúde, Agentes de Saúde e Ministras Extraordinárias da Eucaristia.
Celebrante: Pe. Edilson Leite

PROGRAMAÇÃO SOCIOCULTURAL:
Piaza do Acordeon (Major Sales)


Não deixe de participar da nossa Festa!

ATENÇÃO JUVENTUDE!



Aniversariante de hoje



Não poderíamos deixar de Parabenizar o Seminarista Jeferson Murilo, da cidade de Pau dos Ferros, residente de Mossoró. Hoje queremos deixar aqui o nosso voto de Felicidade e muitas, mais muitas bençãos vinda de nosso Deus em sua vida. Deus te abençoe cada dia mais. Que sua linda missão sirva para que muitos sintam o amor de Deus por nós, seus filhos!

Sabemos que sua disponibilidade diante do nosso Grupo e de muitos que você ajudou, é de suma importância. Pois leva seu conhecimento, sua inteligência e sua forma simples de agir perante aos seus irmãos. Este ano não estará marcando presença em nossa Festa, mas daqui expressamos nossas palavras de perseverança, amor e carinho que sentimos por você. Que Roma lhe transforme em um bom Pastor! Enfim, tudo de bom pra você, e que Deus continue agindo e mostrando sempre o melhor pra tí.

Juventude JP

Padre Zezinho recebe alta hospitalar




Padre José Fernandes de Oliveira, 71 anos, conhecido como padre Zezinho, SCJ, recebeu alta do Hospital Pio XII nesse domingo, 23. O sacerdote estava internado, em São José dos Campos (SP) desde a última quarta-feira, 19, após sofrer uma isquemia cerebral.

Segundo o boletim médico divulgado na manhã desta segunda-feira, o sacerdote apresentou boa evolução clínica, mostrando sinais de recuperação da leve disfunção neurológica. De acordo com o médico responsável, Dr. Elisio Barros Avidago, os exames realizados não mostraram alterações significativas e o estado de saúde de padre Zezinho é estável, com melhora progressiva.

Dom Mariano permanece em repouso



O bispo Diocesano Dom Mariano Manzana voltou ao médio nesta quarta-feira, 26, para substituir a proteção do braço direito, fraturado em acidente de carro no domingo, 23, quando voltava de uma atividade religiosa em Pernambuco. De acordo com o padre Flávio Augusto, que o tem acompanhado na recuperação, os médicos informaram que a situação do sacerdote é estável, mas requer cuidado. A estimativa é que ele fique de repouso pelo menos até o dia 12 de outubro, bem mais do que o esperado. A boa notícia é que os médicos descartaram a possibilidade de infecção no olho esquerdo, ferido no acidente. O corte foi perigoso e, por pouco, não atingiu a área lacrimal.

Fonte: Jornal de Fato

POSSIBILIDADES A TODOS


CAMINHAR ALIMENTADO

Popularmente se diz: “Saco vazio não para em pé”, ou seja, para se caminhar ou realizar algo é preciso alimentar-se. Foi o que um anjo falou para Elias, que estava desanimado e sem força para caminhar: “Levanta-te e come! Ainda tens um caminho longo a percorrer” (1 Reis 19,7). Depois de comer pela segunda vez o profeta andou quarenta quilômetros para realizar a missão indicada pelo anjo.
Todo ser humano tem sua missão a cumprir, inerente à sua dignidade, isto é, a de se realizar já aqui na terra, com a perspectiva do eterno. Para isso, deve ajudar a conseguir suporte para uma vida de sentido, com meios materiais, culturais e espirituais para sua caminhada realizadora. O cultivo da terra e dos dons é indispensável para o serviço a cada um. Ninguém é uma ilha autossuficiente. Cada um tem compromisso de promover a vida e a dignidade do semelhante para ter um resultado positivo também para si. Quem acumula possibilidades em detrimento ou com o que seria dos outros não desenvolve a missão de contribuir com a caminhada existencial de todos. Por isso é que temos injustiças, fome, miséria, guerras , todo tipo de desordem social e degradação do meio ambiente. Quando falta solidariedade há inanição, quebra da possibilidade de muitos cumprirem a própria missão de atingir seu objetivo realizador na vida.
Com as virtudes humanas e sobrenaturais a pessoa se desenvolve com alegria e benignidade. S. Paulo lembra tais virtudes: “Sede bons uns para com os outros, sede compassivos; perdoai-vos mutuamente… Sede imitadores de Deus… Vivei no amor” (Efésios 4, 32; 5,1.2). Cada um é marcado pelo Espírito Santo para a própria libertação (Cf. Efésios 4,30).
Mas só o alimento material não é suficiente para o ser humano se realizar plenamente. É preciso o alimento consistente da graça de Deus. Mais: alimentar-se do próprio Deus é possível e necessário, como Jesus fala e realiza. Ele se faz alimento para nós: “Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”. Nem todos comem desse alimento. Daí a missão de fazê-lo conhecido, aceito e utilizado por quem quer viver a vida diferenciada do Cristo. Mas Ele desafia quem O segue para uma vida de sentido, assumindo a missão de também dar vida aos outros, no amor e na justiça compartilhados.
Não basta comungar da Eucaristia. É preciso aceitar seguir o que o divino hóspede indicar. É importante receber o alimento, mas a finalidade dele é para termos força suficiente para caminharmos e levarmos a termo nossa missão de transformar a convivência humana e realizadora para todos, com os novos critérios de fraternidade. A grande caminhada existencial exige ser abastecida com o alimento suficiente e adequado. Temos o grande desafio de implantar os critérios de convivência sadia para todos: formar famílias de real base de formação integral; fazer da política um instrumento de implantação da cidadania para todos; utilizar os frutos do desenvolvimento para um real serviço à pessoa humana… Para tanto, os meios de subsistência material, espiritual e cultural devem ser democratizados, a ponto de todos os terem acessíveis.
Por Dom José Alberto Moura – Arcebispo de Montes Claros (MG)

quarta-feira, setembro 26

Dom Mariano Manzana está se recuperando muito bem




Nosso Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana continua em sua casa, em Mossoró, se recuperando de um acidente que sofreu no último domingo, dia 23, no estado de Pernambuco. As informações que chegam são de que ele passa bem, e que o edema do olho já está diminuindo.

Fonte: Diocese de Sta Luzia


DO BLOG:

Diante das últimas notícias, a Paróquia de José da Penha e os grupos continuam em oração pela saúde de nosso Bispo Dom Mariano. 


2ª Noite de Novena


26/09/2012, Quarta - feira
18h30, 2ª Noite de novena



Noiteiros: Escola Municipal "04 de outubro", ruas: Prefeito Francisco Fontes e comunidade de Baixa do Fogo.

Articuladores: Ana Castro, Nazaré Castro, Lena, Mário, Professores e demais funcionários da citada escola.

Homenageados: Comunidade escolar "04 de outubro", moradores da Prefeito Francisco fontes e comunidade de Baixa do fogo.

Madrinha de São Francisco: Silvana Maria Gasparott de Souza

Celebrante e Pregador: Pe. Edilson Ferreira Leite (filho da terra - Arquidiocese de Fortaleza/CE)

Tema: Celebrando São Francisco, renovemos a decisão de fidelidade a Jesus no hoje da nossa história de fé.

PROGRAMAÇÃO SOCIOCULTURAL:
  • Grupo Skema (José da Penha)

Venha, participe da nossa Festa!

1ª Romaria dos Idosos ao Santuário do Lima em Patu- RN


Clique na imagem para ampliar.

Festa de São Francisco de Assis - São Fco. do Oeste - RN.



Fonte: Paróquia de Pau dos Ferros.

TURNÊ PELO MUNDO


RÉPLICA DO CRISTO REDENTOR CHEGA A FORTALEZA

Fortaleza é a sétima capital do mundo a receber a Exposição Cristo Redentor. A réplica do Cristo deve chegar à cidade nesta quinta-feira, 27, ocasião em que haverá celebração e pregação da Palavra, presidida pelo reitor do Santuário do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, Padre Omar Raposo.
A exposição tem como objetivo divulgar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada de 23 a 28 de julho de 2013, com a presença do Papa Bento XVI, no Rio de Janeiro. O evento espera reunir aproximadamente dois milhões de jovens.
A turnê da réplica e a exposição começaram visitando a Cidade do Vaticano, em 1º de abril de 2012, e, desde então, vêm sendo levadas a diversas outras capitais do Brasil e do mundo. A réplica já foi doada a dioceses nas cidades de Roma, Paris, Brasília, Belo Horizonte, Aracaju e Curitiba. Ela é também uma homenagem aos 80 anos do Cristo Redentor, celebrados no ano passado.
Para o padre Omar Raposo, “o monumento leva consigo a importância de Cristo, o Redentor, que se mostra de braços abertos para os jovens de Fortaleza e do Brasil. O Cristo é o símbolo maior do Rio de Janeiro e vai ao encontro das demais culturas e países, mostrando que o Rio é uma cidade aberta e acolhedora”, afirmou.
O padre acrescenta que a JMJ irá relembrar valores muitas vezes esquecidos pela sociedade, debatendo temas como ecologia, comportamento e cultura.
O pároco do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, que vai receber a réplica, padre Ivan de Sousa, explica que a réplica do Cristo Redentor ficará no santuário para que os fiéis possam visitá-la.
“A Jornada Mundial da Juventude é um encontro que articula não só a Igreja de Fortaleza, mas todas as arquidioceses do país de uma maneira única. É um momento em que a juventude se reúne em um encontro marcado pela fé, amor e esperança” – ressalta.
Para o padre, bons frutos virão para o Brasil por meio dos jovens que irão participar do evento. Ele defende que, quando estamos perto de Cristo, somos inspirados a fazer boas ações. “É por isso que a réplica estará na Igreja de Fátima, para nos lembrar que o bem deve ser feito, pois boas ações trazem transformação”, avalia.
Por Canção Nova

CONSEP


CNBB VAI LANÇAR MENSAGEM AO POVO SOBRE ELEIÇÕES DE 2012

Tem início na manhã desta terça-feira, 25 de setembro, a reunião ordinária do Conselho Episcopal Pastoral, o Consep, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O grupo que forma o Conselho tem a presença dos presidentes das Comissões Episcopais Pastorais da Conferência juntamente com a presidência da entidade. Uma mensagem sobre eleições municipais será publicada no final do encontro que tem pauta extensa, com destaque para o acompanhamento da implementação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil (DGAE) e o aprofundamento da leitura dos dados oferecidos pelo último Censo do IBGE no que se chamou de “mapa das religiões”.
Na segunda sessão de trabalho da manhã, os bispos tiveram oportunidade de acompanhar a apresentação da análise da conjuntura política e social do momento atual vivido pelo Brasil. O processo da campanha eleitoral, inclusive, tem sido acompanhado pela CNBB por meio da campanha “Voto Consciente” realizada em todas as dioceses do Brasil com especial ênfase na valorização da escolha dos candidatos que respeitem a inspiração e as exigências da lei da Ficha Limpa. Também foi anunciado, no inicio da reunião, que a Conferência vai emitir uma nova mensagem a respeito das eleições municipais.
O arcebispo de Palmas (TO), dom Pedro Brito, fez breve relato sobre a sua visita ao Timor Leste onde esteve reunido com bispos de todas as Conferências Episcopais de países de língua portuguesa e trouxe pedidos importantes à Igreja no Brasil. Reforçou o apelo para que sejam enviados livros para os seminários e a possibilidade de continuidade de colaboração com a presença, mesmo que por breves períodos, de professores brasileiros de Teologia para apoiar a formação dos novos padres. Dom Pedro lembrou ainda que o Timor Leste é um país de grande expressão da catolicidade e isso se viu nos mais simples eventos que ele participou na companhia dos outros bispos.
O tema da Missão Continental teve amplo tempo de reflexão com um breve relato do último encontro no Chile sobre os novos desafios da continuidade da implementação das diretrizes das Conferências do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) nos últimos anos. A Comissão Episcopal Pastoral para a Caridade, a Justiça e a Paz pediu a autorização do Consep para transferir a 5ª Semana Social Brasileira para o os dias 2 a 5 de setembro de 2013. Os bispos aprovaram a mudança. Houve, ainda, um breve relato da Comissão que acompanha a Reforma do Código Penal.
Com a ausência de dom Armando Bucciol, bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA), presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, a reunião do Consep conta com a participação dos seguintes bispos: Cardeal Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida (SP), presidente da CNBB; Dom José Belisário, arcebispo de São Luis (MA), vice-presidente da CNBB; Dom Leonardo Ulrich Steiner, bispo auxiliar de Brasília (DF), secretário geral da CNBB; Dom Pedro Brito, arcebispo de Palmas (TO), presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada; Dom Severino Clasen, bispo de Caçador (SC), presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato; Dom Sérgio Braschi, bispo de Ponta Grossa (PR), presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial; Dom Jacinto Bergmann, bispo de Pelotas (RS), presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética; Dom Francisco Biasin, bispo de Barra do Piraí/Volta Redonda (RJ), presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso; Dom Guilherme Werlang, bispo de Ipameri (GO), presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz; Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Educação e Cultura; Dom João Carlos Petrini, bispo de Camaçari (BA), presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família; Dom Dimas Lara Barbosa, arcebispo de Campo Grande (MS), presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social; Dom Eduardo Pinheiro, bispo auxiliar de Campo Grande (MS), presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude. Cardeal Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo (SP), presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia.
Por CNBB

 

Movimento Jovem - JP (FUND/2011)