REDES SOCIAIS:

TwitterFacebookgoogle pluslinkedinrss feedE-mail

quarta-feira, novembro 30

Imagem de DestaqueAdvento

Meditando a chegada de Cristo, devemos buscar o arrependimento dos nossos pecados e preparar o nosso coração.
 
 
 
 
 
 
O Ano Litúrgico começa com o Tempo do Advento; um tempo de preparação para a Festa do Natal de Jesus. Este foi o maior acontecimento da História: o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Dignou-se a assumir a nossa humanidade, sem deixar de ser Deus. Esse acontecimento precisa ser preparado e celebrado a cada ano. Nessas quatro semanas de preparação, somos convidados a esperar Jesus que vem no Natal e que vem no final dos tempos.
Nas duas primeiras semanas do Advento, a liturgia nos convida a vigiar e esperar a vinda gloriosa do Salvador. Um dia, o Senhor voltará para colocar um fim na História humana, mas o nosso encontro com Ele também está marcado para logo após a morte.
Nas duas últimas semanas, lembrando a espera dos profetas e de Maria, nós nos preparamos mais especialmente para celebrar o nascimento de Jesus em Belém. Os Profetas anunciaram esse acontecimento com riqueza de detalhes: nascerá da tribo de Judá, em Belém, a cidade de Davi; seu Reino não terá fim... Maria O esperou com zelo materno e O preparou para a missão terrena.
Para nos ajudar nesta preparação usa-se a Coroa do Advento, composta por 4 velas nos seus cantos – presas aos ramos formando um círculo. A cada domingo acende-se uma delas. As velas representam as várias etapas da salvação. Começa-se no 1º Domingo, acendendo apenas uma vela e à medida que vão passando os domingos, vamos acendendo as outras velas, até chegar o 4º Domingo, quando todas devem estar acesas. As velas acesas simbolizam nossa fé, nossa alegria. Elas são acesas em honra do Deus que vem a nós. Deus, a grande Luz, "a Luz que ilumina todo homem que vem a este mundo", está para chegar, então, nós O esperamos com luzes, porque O amamos e também queremos ser, como Ele, Luz.
No lº Domingo, há o perdão oferecido a Adão e Eva. Eles morreram na terra, mas viverão em Deus por Jesus Cristo. Sendo Deus, Jesus fez-se filho de Adão para salvar o seu pai terreno. Meditando a chegada de Cristo, que veio no Natal e que vai voltar no final da História, devemos buscar o arrependimento dos nossos pecados e preparar o nosso coração para o encontro com o Senhor. Para isso, nada melhor que uma boa Confissão, bem feita.
Até quando adiaremos a nossa profunda e sincera conversão para Deus?
No 2º Domingo, meditamos a fé dos Patriarcas. Eles acreditaram no dom da terra prometida. Pela fé, superaram todos os obstáculos e tomaram posse das Promessas de Deus. É uma oportunidade de meditarmos em nossa fé; nossa opção religiosa por Jesus Cristo; nosso amor e compromisso com a Santa Igreja Católica – instituída por Ele para levar a salvação a todos os homens de todos os tempos. Qual tem sido o meu papel e o meu lugar na Igreja? Tenho sido o missionário que Jesus espera de todo batizado para salvar o mundo?
No 3º Domingo, meditamos a alegria do rei Davi. Ele celebrou a aliança e sua perpetuidade. Davi é o rei imagem de Jesus, unificou o povo judeu sob seu reinado, como Cristo unificará o mundo todo sob seu comando. Cristo é Rei e veio para reinar; mas o seu Reino não é deste mundo; não se confunde com o “Reino do homem”; seu Reino começa neste mundo, mas se perpetua na eternidade, para onde devemos ter os olhos fixos, sem tirar os pés da terra.
No 4º Domingo, contemplamos o ensinamento dos Profetas: Eles anunciaram um Reino de paz e de justiça com a vinda do Messias. O Profeta Isaías apresenta o Senhor como o Deus Forte, o Conselheiro Admirável, o Príncipe da Paz. No seu Reino acabarão a guerra e o sofrimento; o boi comerá palha ao lado do leão; a criança de peito poderá colocar a mão na toca da serpente sem mal algum. É o Reino de Deus que o Menino nascido em Belém vem trazer: Reino de Paz, Verdade, Justiça, Liberdade, Amor e Santidade.
A Coroa do Advento é o primeiro anúncio do Natal. Ela é da cor verde, que simboliza a esperança e a vida, enfeitada com uma fita vermelha, simbolizando o amor de Deus que nos envolve e também a manifestação do nosso amor, que espera ansioso o nascimento do Filho de Deus.
O Tempo do Advento deve ser uma boa preparação para o Natal, deve ser marcado pela conversão de vida – algo fundamental para todo cristão. É um processo de vital importância no relacionamento do homem com Deus. O grande inimigo é a soberba, pois quem se julga justo e mais sábio do que Deus nunca se converterá. Quem se acha sem pecado, não é capaz de perdoar ao próximo, nem pede perdão a Deus.
Deus – ensinam os Profetas – não quer a morte do pecador, mas que este se converta e viva. Jesus quer o mesmo: “Eu vim para que todos tenham a vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Por isso Ele chamou os pecadores à conversão: “Convertei-vos, porque está próximo o Reino dos Céus” (Mt 4,17); “convertei-vos e crede no Evangelho” ( Mc 1,15).
Natal do Senhor, este é o tempo favorável; este é o dia da salvação! 


Fonte: Portal Canção Nova

domingo, novembro 27


COMUNIDADE DE ANGICOS REALIZA NOITE DEDICADA À JUVENTUDE NOS FESTEJOS DA PADROEIRA NOSSA SENHORA APARECIDA
 






         Celebrar a Festa do Padroeiro na Comunidade é, a priori, reunir os irmãos, os grupos pastorais, enfim, todo o povo cristão. Partindo desse ideário, a Comunidade de Angicos, dentro das festividades alusivas à excelsa padroeira Nossa Senhora Aparecida, na noite do dia 26 de novembro de 2011, realizou mais uma celebração do Tríduo da Festa 2011. Na celebração, a homenagem se direcionava a todos os jovens, os quais estavam sendo representados pelos grupos das comunidades vinculadas à Paróquia de São Francisco de Assis e de outras comunidades vizinhas.
         A celebração em foco foi recheada de surpresa. Primeiro, aconteceu um problema na energia elétrica no setor da Capela e os ritos celebrativos aconteceram sob a luz de velas e toda assembleia contribuiu, emprestando a voz para acontecer mais uma noite de festejos. A pregação da noite ficou por conta do jovem Júnior Chagas, o qual guiou a todos a reflexão subjacente ao tema “Jovens: aprendendo a amar com a ternura e a dimensão do coração de Maria”.
         Tendo, pois, refletido, louvado e meditado, os jovens foram direcionados a participar do I Desfile Musical da Juventude, trazendo um casal de cada grupo de jovem para representar, dentre as muitas curtições dos jovens, um ritmo e estilo de música diferente. Embora não tenha acontecido como o planejado pela coordenação da festa, o desfile contou com a participação de alguns dos grupos que ali se fizeram presentes, na tentativa de abrilhantar o quadro programado na parte sócio-cultural da festa. Após o desfile, todos se sentiram convidados para participar da festa dançante com Aleijadinho de Pombal e Forro Bombom.




 Por:
Jocenilton
Costa

Parabéns Luana Maia !

 


FELIZ ANIVERSÁRIO
Desejamos tudo de melhor na sua vida,
Muita paz, felicidade, saúde, sucesso e prosperidade.
Nunca desista deste caminho abençoado do Pai, e
lembre-se, conte com a gente sempre!
   
*Família MJ

21ª VAQUEJADA PARQUE SABUGO - JOSÉ DA PENHA/RN

UM DOS MAIORES CONSTITUCIONALISTA DO BRASIL EM JOSÉ DA PENHA/RN


Um dos mais brilhantes advogados constitucionalista deste país, escritor de diversos livros sobre os direitos e garantias constitucionais, autor da teoria tetradimensional do direito e defensor ardoroso do semiárido nordestino, fará palestra na Escola Estadual Vicente de Fontes em José da Penha – RN, no dia 02 de dezembro de 2011, sobre o TEMA: EDUCAÇÃO E SAÚDE COMO DIREITOS FUNDAMENTAIS DO CIDADÃO GARANTIDOS PELA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988. Na oportunidade será realizada A ENTREGA DA PREMIAÇÃO DOS PARTICIPANTES DO CONCURSO DE REDAÇÃO “O MUNICÍPIO QUE DESEJO PARA O MEU FUTURO” E PUBLICAÇÃO DAS CARTILHAS COM OS DEZ MELHORES TRABALHOS DE CADA MODALIDADE. AS MESMAS SERÃO PREFACIADAS PELO DR. PAULO LOPO SARAIVA. PARTICIPEM!
Fonte: Júnior Duba

quinta-feira, novembro 24

Festa de Nossa Senhora da Imaculada Conceição em Portalegre/RN



 @Jovens_JP
O
INESQUECÍVEL
 CARLOS MAGNO

       É lamentável a morte de um dos grandes ícones da representação docente da UERN, nosso inesquecível Profº. Carlos Magno. Foi ele quem levou  teoria da linguagem a muitos alunos letrandos e letrados.
            Não posso deixar de recordar todas as contribuições tórico-práticas que esse mestre trouxe em minha vida acadêmica, principalmente no que tange aos estudos da Linguística em suas múltiplas faces.
            Não são totalmente precisas as palavras para expressarmos nossos sentimentos, mas jamais esqueceremos desse grande mestre do campo das Letras.
            Resta a cada um de nós pedir a Deus que nos proteja a cada dia desses infortúnios que a vida nos propõe, para, assim, descobrir a cortina que esconde todas as maldades e atrocidades de pessoas que não conhecem o que é humanidade e vontade de viver.


                                                                                                Por:
                                                                                           Jocenilton
                                                                                               Costa

quarta-feira, novembro 23

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA - SÍTIO ANGICOS - JOSÉ DA PENHA / RN

 
PROGRAMAÇÃO


 
DIA 23/11/2011– Quarta – feira Abertura da festa
 
 
 
18:30hs - Cavalgada com a imagem de nossa senhora Aparecida da Caiçarinha para o Angicos
19:00hs: Abertura do tríduo com hasteamento da bandeira
19:30hs: Celebração da santa missa
Celebrante: Pe. Ivan.
Homenageados: Cavalheiros e comunidades de Angicos, Ameixeira e Caiçarinha.
 
DIA 24/11/2011 – Quinta– feira (primeira noite do tríduo)
 
Noitário: Movimentos Marianos, Setor CAMPAB, apostolado da oração de José da Penha.
Homenageados: Terço das Mulheres da paróquia e de comunidades vizinhas, Legião de Maria de Major Felipe e Apostolado da oração de José da Penha.
Convidados: Comunidades de Carnaubinha, Ema, José da Penha, Vila Ana Henrique e Major Felipe.
Tema: Família: fonte protetora da vida e dos valores cristã
Pregadora: Ir. Lúcia ( José da Penha)
 
DIA 25/11/2011 – Sexta – feira (segunda noite do tríduo)
 
Noitário: Terço dos Homens, ministras e aposentados.
Homenageados: Grupo de oração terço dos homens da paróquia e de comunidades vizinhas, catequistas das comunidades vizinhas e ministras.
Convidados: Comunidades de Pejuaba, Catolezinho e Baixa do Fogo e Jerimum.
Tema: Eucaristia: Fonte e ápice do amor de Deus
Pregador: Jocenilton (Barra do Catolé)
 
DIA 26/11/2011 – Sábado (terceira noite do tríduo)
 
Noitário: Juventude, catequese, Crismandos e funcionários.
Homenageados: Grupos de jovens da paróquia e de comunidades vizinhas, funcionários da comunidade.
Convidados: Comunidades de Pau D’arco, Panatí, Barra do Catolé.
Tema: Jovens: aprendendo a amar com a ternura e a dimensão do coração de Maria.
Pregador: Junior Chagas ( Pau D’arco)
 
DIA 27/11/2011 – Domingo (dia da festa)
 
16:00hs – Caminhada com a imagem de Nossa Senhora Aparecida
17:00hs – Missa solene da festa
Homenageados: famílias e filhos ausentes da comunidade local e os devotos da padroeira
Celebrante: Pe. Ivan dos Santos
Agradecimentos
Arreamento da bandeira

PROGRAMAÇÃO SOCIAL
Convívio fraterno todas as noites com animações; 24/11/2011- Desfile dos casais;
25/11/2011 - Desfile das crianças;
26/11/2011 - Desfile dos jovens;
23 e 24/11/2011 - Show com Talentos da terra;
25/11/2011 – Leilão e seresta na Associação dos descendentes de Antônio Batista Maia;
26/11/2011 – Festa dançante na Associação dos Descendentes de Antônio Batista Maia;
27/11/2011- Batizados


A Comissão Organizadora agradece a presença de todos!
 
 
 Fonte: Nossa José da Penha
Vizó'                  
 Os adolescentes
e as Drogas!

Os adolescentes de hoje estão mais sujeitos ao contato com as drogas. Ambiente, companhias erradas, tudo favorece o contato e as primeiras experiências com as drogas. A isso, acrescente-se a freqüente ausência dos pais, que cria condições favoráveis para que os filhos adolescentes se sintam livres para aventuras deste tipo, sem pensar muito nas conseqüências.
Nesta fase da vida, eles afirmam sua personalidade: novas descobertas, novo corpo, explosões de emoção e temperamento contribuem para o surgimento de novos e difíceis problemas.
Da própria sociedade, em rápida mudança, chega uma série de cobranças e de apelos de consumo: como se mover, vestir e até mesmo como não ser tão “careta”. E o coitado do adolescente, ainda inexperiente, só pode ficar na maior das confusões!
ELES PRECISAM DE AJUDA
O que queremos é que os adolescentes conheçam os riscos que os esperam, entre eles a horrível possibilidade de experimentarem a droga e de entrarem na turma dos dependentes. Os adolescentes precisam de alguém que os ame de verdade, independentemente de suas indecisões e estranhezas.
Graças a Deus, nesta fase da vida eles podem descobrir Jesus como alguém que os impressiona, o grande amigo de todas as horas, que não quer que ninguém se perca, desperdiçando a vida e, até, induzindo outros a isso.
QUE DROGA ESSA DROGA!
Mas, o que leva um adolescente a usar drogas?
As causas são muitas: a solidão, a falta de formação, as más companhias, as decepções, os desentendimentos com os pais e outros desconfortos de uma sociedade injusta e excludente. Nesta situação, as drogas podem se apresentar ao adolescente como a solução dos problemas que o aflige. É uma triste ilusão!
A doença, de fato, isola das pessoas, a não ser que precise delas para conseguir a droga. Transforma os usuários em pessoas hostis, egocêntricas e egoístas. Para não adoecer ou enlouquecer, chegam a sentir orgulho pelo seu comportamento às vezes ilegal e, quase sempre, extravagante e esquisito.
Para conseguir as drogas, eles mentem, roubam. O fracasso e o medo invadem sua vida e o espírito fica em pedaços.Uma saída fácil. Eis o que eles querem e, não encontrando-a, algumas vezes pensam no suicídio. E, se não houver uma reviravolta radical, uma opção forte do interessado..., o uso de drogas acaba sempre subjugando o usuário. 
DEPOIMENTO
Antes de se suicidarencontre “amigos” que lhe ofereçam gratuitamente um pouco da coisa (droga) para depois, sucessivamente, fazer você , Percy Partrick, dependente de drogas, endereçou uma carta emocionante alertando os jovens. Se alguém lhe oferecer algum tóxico, demonstre ser mais homem do que eu fui. Não se deixe tentar, por nenhuma razão, e saiba responder com um “não”.
Talvez você pagar por ela. No princípio o preço é reduzido, mas quando perceberem que você se tornou viciado (dependente), aumentarão os preços. Não esqueça que a mesma pessoa que lhe vendeu a maconha, terá, em reserva para você, também a heroína.
E tudo isso, por quê? Não certamente pela sua felicidade, mas para obter dinheiro.
A droga pode oferecer momentos de felicidade, mas a cada um destes momentos corresponde um século de desespero que jamais poderá ser apagado. A droga destruiu todos os meus sonhos de amor, as minhas ambições e a minha vida no seio da família.
  
 O QUE FAZER?
 
A dependência pode ser detida. Não há nada de vergonhoso em ser um dependente, desde que este tome consciência de sua situação, deixe de justificar seu comportamento, se preocupe com o seu bem-estar e comece a agir positivamente.
 A recuperação é uma tarefa difícil e o tratamento médico é apenas uma parte desta recuperação. A participação dos pais e a união da família são os maiores fatores de combate ao tóxico, assim como a degradação da família é uma das causas do aumento do número de usuários.
A terapia ocupacional. Deve-se descobrir o que o dependente de drogas gosta de fazer (habilidades manuais, fotografia, dança, esportes...). Com estas ocupações surgirão em sua vida outros interesses e outras formas de realização que o ajudarão a recuperar a auto-estima perdida.
Desenvolver as forças interiores. São as qualidades positivas que todos nós possuímos, e que, no caso dos dependentes, ajudam na recuperação. Esse trabalho deve ser feito com acompanhamento de psicólogos e educadores.
A violência não recupera ninguém. Devemos evitar de rotular os dependentes de drogas com frases como: Uma vez viciado, sempre viciado. Contudo, a experiência mostra que quanto maior for o tempo do vício, mais difícil é a recuperação.


EDUCANDO PARA PREVENIR
A educação, bem planejada e assumida pela família e pelos órgãos competentes, é a melhor forma de combater o tóxico.
Bem educada, a pessoa se sente bem, em harmonia com o próprio corpo, com a mente e com o espírito, passando a viver bem com os outros e com o mundo em geral.
Sendo que a vida é o maior dom de Deus, estragar ou até acabar com a própria vida é a maior “bobeira” que uma pessoa pode fazer. Devemos amar e cuidar da vida contra todo tipo de drogas.

CONCLUSÃO 
O adolescentes, além de se preservar do uso das drogas, deve fazer algo para aqueles que já são escravos deste vício.
O problema da droga será objeto de nossas reflexões ao logo do mês de maio. Que Nossa Senhora nos ajude nessa reflexão e nos livre deste perigo.

@Jovens_JP
 

Movimento Jovem - JP (FUND/2011)