REDES SOCIAIS:

TwitterFacebookgoogle pluslinkedinrss feedE-mail

segunda-feira, outubro 31

NORDESTINA, SERTANEJA DE FIBRA.


DONA SOLIDADE
Moradora do Sítio Angicos - Município de José da Penha/RN
A cada viagem pelas comunidades rurais deste município nos deparamos com cenas que nos CAUSAM ORGULHO. A tarefa das atividades rurais ainda é desenvolvida por mulheres corajosas que realizam suas atividades com ORGULHO E DIGNIDADE. Enquanto isso algumas pessoa medíocres tentam DENEGRIR A IMAGEM DOS NORDESTINOS. VIVA O NORDESTE,VIVA O SERTÃO.


Fonte: Blog Júnior Duba

Aviso!


Queridos Visitantes,


estamos editando as fotos
e elaborando um breve comentário a respeito da 
15ª Romaria da Juventude em Patú/RN,
que aconteceu na manhã de domingo (30/10/11)
Logo estaremos postando aqui no blog
 para que  possa visualizar.
Volte a nos visitar no início da manhã,
portanto, nesta terça (01/11/11),
que todas as imagens estarão disponíveis.
 
 
@Jovens_JP

Vejam o vídeo:


Antes de mais nada, sinta só o clima e a vibe que contagiou mais de 8 mil Jovens na manhã de Domingo, no dia 30/10/11.

15ª Romaria da Juventude - Patú-RN

DJ ANGELUS ANIMANDO A JUVENTUDE! 










@Jovens_JP



LUTO !

" A vida nos ensina a dizer adeus às pessoas
que amamos, sem tirá-las do nossos corações. "



A criançinha (ANJO), ANNA SOPHIA filha dos Jovens Ariclenes Rocha de Morais e Luanda Montália de Freitas Lima, faleceu hoje por volta das 04:00 da manhã de hoje. Segundo informações da família, a criança já nasceu morta, no Hospital Regional da Cidade de Pau dos Ferros/RN. Não sabemos ao certo o motivo pelo qual a mesma faleceu.
   Parentes, amigos e vizinhos prestaram solidariedade hoje pela  manhã, na casa de Dona Analice,  localizada na Rua Vicente Miranda. A senhora Dona Analice seria Bisavó.
O corpo da criança já foi interrado a algumas horas atrás, no cemitério local desta cidade.


Imagem do Pai e da Mãe  .
" Ainda Grávida de ANNA SOPHIA "
Fonte da imagem: Nossa Josa da Penha -  Vizó

REFLEXÃO:

 A morte de uma criança é talvez a perda mais difícil de suportar. Como pode alguém estar preparado para o choque de perder um filho ou uma filha, um neto ou uma neta? Pergunte a qualquer pai ou mãe e eles responderão: "Eu não sobreviveria" ou "Nunca mais seria a mesma pessoa" ou "Isso me destruiria pelo resto da vida". Nada pode se comparar à dor indescritível que se sente pela morte de um filho ou ao desespero que a acompanha. E embora os pais sobrevivam, a perda os deixa marcados para sempre.
Quando perdem um filho, os pais se deparam com o incompreensível: "Meu filho não devia morrer antes de mim." Experimentam enorme culpa por se sentirem de algum modo responsáveis pela morte. "O que deveria ter feito para impedir que isso acontecesse?" Sentem-se inúteis, inadequa­dos e impotentes, porque acreditam que falharam em suas obrigações paternas. Em vez de se verem como pais, tornam-se pais de filhos mortos. Não conseguem pensar de maneira clara. Não importa toda a proteção e cuidado que deram aos filhos, sempre se sentem de alguma forma responsáveis, pois a morte lhes parecerá antinatural, e por isso acreditarão que ela é consequência de alguma culpa.

Nossos desejos mais profundos é que os pais sintam ainda que há uma parcela mínima de paz em meio à tristeza e que saibam que suas vidas foram abençoadas pela bela alma que conheceram como sua filha, no tempo curto ou longo em que habitatou a Terra! (FORÇAS, MEUS JOVENS).

FAMÍLIA MJ .
@Jovens_JP
 

PRIMEIRAS IMAGENS DA 15ª ROMARIA DA JUVENTUDE:

Essas foram as primeiras imagens obtidas pelas demais
 imprensas que estiveram presente neste evento, que foi
A 15ª ROMARIA DA JUVENTUDE
dia 30/10 (Domingo) em Patú/RN.

LOGO MAIS A COBERTURA COMPLETA
FEITA PELOS NOSSOS FOTÓGRAFOS!







@Jovens_JP

Oração do Jovem .


Ó Cristo Jesus,Tu foste jovem como eu.
Soubeste como ninguém
viver os anos mais belos da Tua vida.
Deste-me exemplo de uma juventude
sem sombras nem pesadelos.
Conheces o meu coração
e as minhas aspirações.
Conheces também as minhas ansiedades
e sabes como é difícil ser jovem hoje.
Ensina-me a ser jovem.
Dá-me um coração bom e puro,
manso e humilde como o Teu.
Purifica os meus pensamentos e desejos,
os meus olhares, palavras e acções.
Põe no meu coração
os Teus sentimentos de amor,
de entusiasmo e de disponibilidade
para realizar a vontade do Pai.
Torna-me capaz de anunciar
a Verdade, a Paz, o Amor
e de fazer de Ti o Coração do Mundo.
Quero, com a Tua ajuda,
testemunhar o Evangelho,
para que o mundo se torne mais belo
e os homens vivam como irmãos.

Amém. 

sábado, outubro 29

Grupos da Paróquia de São Francisco de Assis são convidados especiais para participar da Vigília em preparação da Romaria.

Diocese de Santa Luzia – Mossoró/RN
Paróquia de São Francisco de Assis - José da Penha/RN
15ª Romaria da Juventude no Santuário do Lima 




 Caríssimo Jovens,


           Já está se aproximando a Romaria da Juventude 2011 (RJ-2011) no Santuário do Lima - Patu/RN. Trazendo como tema: " Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé", o evento em pauta, nesse ano, traz um diferencial maior para que nós jovens: os quinze anos de Romaria. É nesse motivo que você, coordenador e/ou integante de Grupo de Jovem, não pode ficar de fora das vivências intensas desse grande encontro da força jovem de sua Comunidade, de nossa Paróquia e de nossa Diocese.
          Movido por esses princípios, você, juntamente com seu grupo é convidado especial para participar da Vigília em preparação da Romaria, a realizar nesse 29 de Outubro. Essa vigília é um ponte forte de oração, meditação e troca de testemunho entre toda a juventude paroquiana.

A PROGRAMAÇÃO DESSA MOBILIZAÇÃO
VOCÊ ENCONTRA AQUI EM NOSSO BLOG !


@Jovens_JP

sexta-feira, outubro 28

ㅤㅤDomingo, dia 30/10, Acontecerá a 15ª Romaria da Juventude no Santuário do Lima. ( SAIBA MAIS ) :



 

  A Romaria da Juventude na Diocese de Mossoró completa 15 anos. Ela nasceu pequena, a partir da iniciativa da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) em 1996 e, desde então, foi crescendo de tal modo que hoje se tornou um evento articulado pelo Setor Diocesano de Juventude.
  Neste ano, além de celebrar os seus 15 anos de caminhada, também se vivencia o clima de pré-jornada para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 no Rio de Janeiro; além de se refletir sobre o problema da violência e extermínio da juventude e de celebrar o Dia Nacional da Juventude (DNJ).
  A Romaria acontecerá no dia 30 de outubro, no Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, no município de Patu (RN).
  Com o tema "Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé", a 15ª Romaria da Juventude da Diocese de Mossoró espera vivenciar um momento bonito de encontro, partilha, reflexão e muita alegria entre as juventudes de todas as paróquias.
Nos últimos anos a Romaria tem atraído a participação de aproximadamente 5 mil jovens. A organização espera, para este ano, superar esta marca devido o clima que a Diocese vive depois de ter enviado 30 delegados para a JMJ de Madri. Estes delegados realizaram toda a articulação da romaria nas paróquias e estão motivando a participação dos jovens.


PROGRAMAÇÃO

4:30h - Chegada e acolhida dos romeiros na Igreja Matriz de Patu/RN
5:15h - Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Mariano Manzana
6:30h - início da caminhada em direção ao Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis
Entre 7h e 8h - DJ Angelus acolhe os romeiros no Santuário
8h - Intervalo para Missa do Santuário
9h30min - Banda Som do Pai
10h - DJ Angelus
Peça de Teatro
Dança de Rua
11h - Banda Swing Louvor
11h30min - Ministério Missão de Amor
12h - Benção do Santíssimo

 

OBS: Além desta programação estarão acontecendo simultaneamente: Exposições da história de todos os grupos de jovens da diocese, atividades teatrais no meio dos romeiros, haverá trocas de lembranças entre os jovens celebrando os 15 anos de Romaria, confissões, a confecção da cápsula do tempo para marcar esta data, entre outras atividades feitas por iniciativa dos grupos.

  
 
FONTE: Ilario Denis (Seminarista)
DO: ODBNEWS
IMAGENS: Rafael Maia .
 

@Jovens_JP

quinta-feira, outubro 27

ㅤ ㅤㅤ ㅤComunicado importante:

Caríssimos Jovens,

  Já está se aproximando a Romaria da Juventude 2011 (RJ -2011) no Santuário do Lima, em Patu/RN. Trazendo como tema “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”, o evento em pauta, nesse ano, traz um diferencial maior para nós jovens: os quinze anos de Romaria. É esse o motivo que você, coordenador e/ou integrante de Grupo de Jovem, não pode ficar de fora das vivências intensas desse grande encontro da força jovem de sua Comunidade, de nossa Paróquia e de nossa Diocese. Movido por esses princípios, você, juntamente com o seu grupo, é o convidado especial para participar da Vigília em Preparação da Romaria, a realizar-se nesse dia 29 de outubro. Essa Vigília é um ponto forte de oração, meditação e troca de testemunho entre toda a juventude paroquiana.



Eis a programação:

 • 0h00min – Concentração e acolhida dos grupos de jovens na Matriz de São Francisco de Assis/José da Penha.
 • 00h30min – Início da Vigília, com a perspectiva de se realizar por meio dos seguinte momentos: partilha de testemunhos motivadores dos representantes de cada Grupo de Jovem; instante de perdão e reconciliação; instante de oração; partilha da palavra de Deus; adoração ao Santíssimo, dentre outros.
02h00min – Momento de partilha/lanche entre os membros de todos os grupos de jovens. • 02h30min – Saída dos Grupos de Jovens em procissão rumo ao Santuário do Lima. 
05h15min – Santa Missa de abertura da Romaria, em Patu – RN. Motivos para você não faltar: o A Vigília é a preparação para bem vivenciarmos a Romaria; o A Romaria mobiliza os jovens de toda a diocese. 


  Atrações confirmadas para a 15ª RJ: Swing de Louvor, Banda Som do Pai, Banda Deus Conosco, DJ Ângelus e Banda Missão de Amor. o Nesse ano, os jovens-romeiros se unem pela defesa da paz; o A presença de seu grupo faz a diferença. Lembretes: o Atrações confirmadas para a 15ª RJ: Swing de Louvor, Banda Som do Pai, Banda Deus Conosco, DJ Ângelus e Banda Missão de Amor. o Cada jovem deve lembrar uma lembrancinha para fazer a troca com jovens de outras paróquias;


A distribuição dos itens alimentícios para a partilha dar-se-á pela seguinte determinação entre os grupos de jovens: Vila Major Felipe (salada de frutas), Baixa do Fogo (bolos), Carnaubinha (café), Angicos (bolos), Boa Vista (Biscoitos), Boi Redondo (Leite), José da Penha (salgados), Barra do Catolé (tortas), Catolezinho (refrigerantes), Riacho de Santana (materiais descartáveis), Pau D’arco (tortas), Água Nova (refrigerantes). o Não deixe de confirmar sua presença.


Anteciosamente, 

José Vinícius de Oliveira Santos
(Colunista do Blog e Coordenador do Movimento Jovem da Paróquia)
Contato: oliveiravinicius67@hotmail.com
Jocenilton Cesário da Costa
 (Colunista do Blog e Coordenador do Grupo de Jovens da Comunidade Barra do Catolé)
Contato: newton.costa.jp@hotmail.com




@Jovens_JP

Melissa Soares !

  Querida Membro, a vida é um presente
do pai e cada aniversário é um novo
começo. Desejamos que venha de Deus
a mais completa renovação, que ela flua
interiormente e contagie a todos que
tenham o privilégio de estar ao seu redor. 
Faça com que cada dia seja encarado
com esperança, de modo que as sombras
do ontem não sejam levadas para a luz
do amanhã. Um olhar amigo alegra
o coração,uma boa notícia nos faz
sentir bem. Que a luz do pai ilumine
sua vida, guie seus passos e alegre seu
caminho em toda sua existência.
Não só hoje, mas sempre. 



É o que deseja a
Família MJ .    

@Jovens_JP 

quarta-feira, outubro 26

Aviso aos Jovens !


MODELO DA CAMISETA!
 As camisetas confeccinadas pelos
 Grupos de Jovens, já CHEGARAM.
quem fez o pedido da camiseta da
15ª ROMARIA DA JUVENTUDE,
já pode ir pegar a sua, na casa
de Joyce Darah ( Membro do MJ )
pois a mesma é responsavél pela
arrecadação do dinheiro das camisas; (Modelo ao lado) .


@Jovens_JP

terça-feira, outubro 25

Porque tanta insensibilidade no Mundo?

CHINESES IGNORAM CRIANÇA ATROPELADA!
VEJAM O VÍDEO: (chocante)

 
 
Ícone de alerta

Pedestres e motoristas chineses ignoram menininha atropelada. A criança de 2 anos foi atropelada por dois veículos num mercado na China e ignorada por várias pessoas durante 7 minutos, até ser socorrida, sem êxito.

Yue Yue, menina chinesa de apenas dois anos que foi atropelada por doIs veículos num mercado no sul da China, sem que posteriormente nenhuma das pessoas que passavam pelo local parassem para lhe prestar assistência, não resistiu aos traumatismos e teve morte cerebral. O lamentável incidente foi filmado pelas câmaras de vídeo de um estabelecimento e transmitido ontem pela BBC.

O caso aconteceu na semana passada, na cidade de Foshan, e está a levantar uma onda de indignação nas redes sociais da China.

No vídeo, vê-se a criança a ser atropelada pelo primeiro veículo, várias pessoas a passarem pelo bebe - que agonizava no chão - como se não tivesse acontecido nada de anormal, e, ainda, a criança a ser atropelada por outro veículo. Passaram-se sete minutos até que uma mulher viu o que tinha acontecido, arrastou Yue Yue, afastando-a do local onde a pequena morria.

A mulher, entretanto, afasta-se e a menina acabou por ser socorrida por um homem, encarreguegado de recolher o lixo, que pediu ajuda a vários lojistas do mercado, sendo por eles ignorado. Por fim, o homem conseguiu encontrar a mãe da criança, que a conduziu ao hospital mais próximo.

Segundo Xinhuã, agência oficial de notícias da China, a polícia prendeu os condutores dos dois veículos envolvidos no atropelamento.

Nas redes sociais, algumas pessoas justificaram a falta de socorro dos transeuntes para com a criança atropelada, acrescentando que temeriam ser responsabilizadas caso auxiliassem a menina.

Houve quem mencionasse o caso de um homem que tentou ajudar uma idosa na sequência de uma queda em local público, que acabou por ser processado, alegadamente, porque a sua intervenção violava as regras do Governo sobre como lidar com vítimas de acidentes.
 
Fonte:                      
COMUNICADO



           Acreditamos já ser de conhecimento de toda a juventude de Nossa Paróquia  sobre a 15ª Romaria no Santuário do Lima, neste dia 30 de outubro no corrente ano. Pois bem, vimos, então, comunicar a todos os membros do MJ, que o nosso coordenador Vinícius Oliveira já está arrecando o dinheiro das camisetas que foram confeccionadas, pois já estamos em datas-limites para organizar essas pendências.
             Informamos, ainda, que o valor da camiseta é R$ 15,00, pois foi esse o menor preço ofertado pelas serigrafias consultadas para a confecção de uma camiseta considerada, até então, de qualidade. Pedimos, outrossim, a compreensão de todos os membros que paguem o quanto antes,  até o dia 27/10, (próxima quinta-feira) a Vinícius ou Joyce , tendo em vista que precisamos prestar conta até o dia 28/10, data solicitada para entrega das camisetas.


Anteciosamente,
Vinícius Oliveira
Coordenador do MJ

A crise religiosa é, sem dúvida, uma das mais frequentes que se evidenciam na fase da adolecência.


 Motivados pelas frustrações e pelas tentativas de intelectualizar a fé ou mesmo pela impressão de que a religião não satisfaz as exigências do seu “eu”, boa parte dos adolescentes demonstram uma forte aversão às práticas religiosas.
 No entanto, há, ao mesmo tempo, um progressivo interesse religioso caracterizado pela busca de respostas às questões como: Deus, o mal, a dor, a vida, etc. É nesta busca por respostas, que se abre uma brecha para ouvir os apelos de Deus, geralmente misteriosos, mas como Deus é Pai, numa dessas crises da vida, tem sempre algo a oferecer e até através de um forte apelo missionário.
 Devemos reconhecer que os adolescentes são muito cobrados quanto aos estudos, formação, postura social, futuro, vida profissional, entre tantas outras preocupações. Exigências essas que os deixam confusos, indecisos e, por vezes, rebeldes e tristes. Outra característica dos adolescentes, e também dos jovens, é a busca, quase que desesperada, de tudo aquilo que gera emoção, adrenalina e tudo de modo imediato. Por isso, faz-se urgente também a descoberta da beleza da vocação que ajuda a dar sentido profundo à vida como um todo, assumindo a alegria de viver e conviver, inclusive com os limites e as dores do caminho.

A HORA DE DEUS

Nessa vida agitada, não seria hora melhor e mais oportuna para os adolescentes acharem um tempinho para Deus? Para pensar na vida? Somos marcados pela busca incessante, pelo desejo de realização e de felicidade. Insatisfeitos e inquietos, eles carecem daquele equilíbrionecessário para se sentirem em casa, de bem com a vida. Daí surgem os grandes questionamentos sobre o sentido profundo da existência.
Isso é bom, porque, mesmo nestas crises, pode nascer o apelo vocacional, ou melhor a interrogação:
- o que fazer da vida?
A vocação não é algo que se empurra goela a baixo, ela é o anseio mais profundo do ser humano, e não deve ser confundida com profissão. Profissão é tarefa, algo externo ao nosso ser.
Mudamos de profissão com certa facilidade, porém, a vocação não se muda de improviso, sem muito sofrimento e discernimento:
A vocação faz parte do “ser” da pessoa, e não é algo que se restringe somente a alguns momentos ou períodos da vida.

@Jovens_JP

O grupo de Xaxado " Estrelas do Cangaço " da Vila Major Felipe é convidado para se aprensentar na cidade de Exu - PE .



  O grupo de xaxado  "Estrelas do Cangaço' da Vila  Major Felipe, município de José da Penha/RN,  vem se destacando em todo o  Alto - Oeste Potiguar e também em  outros estados vizinhos. Não é atoa que o grupo foi convidado para participar  do  6º  EDACRA (Encontro de danças, artes e cultura), que acontecerá nos dias 04, 05 e 06 de Novembro, na cidade de Exu - PE.  O grupo vai representar o nosso município, e representar também o nosso Estado. além deles, outros grupos de danças folclóricas da cidade de Passa e Fica/RN irão se apresentar em Pernambuco, porque o evento convida os grupos para participar e representar os estados/cidades do nordeste. Além de participar, representar o município e a cidade de José da Penha, o grupo vai concorrer a uma colocação de 1º Lugar de melhor grupo folclórico do EDACRA 2011. concorrerá também a um valor de 500,00 reais; além de troféus e certificados para os membros dos grupos.

 

Segundo o Coordenador, Glíverton Alves, o evento é de grande porte, pois os organizadores irão arcar com todas as dispesas; como alimentação, hospedagem, sem falar na estrutura do evento.                  " O nosso objetivo nesse evento, é mostrar para o Brasil a verdadeira dança que era feita por Lampião entre as décadas de 20 e 30. Além disso, queremos retratar a para o público que vai está presente, a realidade vivenciada e feitas pelos cangaceiros, que apesar de roubarem para dar aos pobres, eles também se divertiam, dançavam, cantavam, brincavam e etc. iremos  mostrar o talento do povo Jpenhense e Felipenses, que temos para com a nossa cultura. porque sabemos que Lampião é demais, é cultura retratada em nossas terras a décadas atrás, Ressalta ele.    





<><>
Postado por:
Rafael Maia,
Colunista  do Blog
 e membro do MJ.
<><>
<><>






SANTO DO DIA :


Santo Antônio de Sant'Anna Galvão

25 de Outubro


A- A+

Santo Antônio de Sant'Anna GalvãoConhecido como "o homem da paz e da caridade", Antônio de Sant'Anna Galvão, nasceu no dia 10 de Maio de 1739, na cidade de Guaratinguetá, São Paulo. 

Filho de Antônio Galvão, português natural da cidade de Faro em Portugal e de Isabel Leite de Barros, natural da cidade de Pindamonhangaba, em São Paulo. O ambiente familiar era profundamente religioso. Antônio viveu com seus irmãos numa casa grande e rica, pois seus pais gozavam de prestigio social e influência política. 

O pai, querendo dar uma formação humana e cultural segundo suas possibilidades econômicas, mandou Antônio, com a idade de 13 anos, à Bahia a fim de estudar no seminário dos padres jesuítas. 

Em 1760 ingressou no noviciado da Província Franciscana da Imaculada Conceição, no Convento de São Boaventura do Macacu, na Capitania do Rio de Janeiro. Foi ordenado sacerdote no dia 11 de julho de 1762, sendo transferido para o Convento de São Francisco em São Paulo. 

Em 1774, fundou o Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição da Divina Providência, hoje Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz, das Irmãs Concepcionistas da Imaculada Conceição. 

Cheio do espírito da caridade, não media sacrifícios para aliviar os sofrimentos alheios. Por isso o povo a ele recorria em suas necessidades. A caridade de Frei Galvão brilhou, sobretudo, como fundador do mosteiro da Luz, pelo carinho com que formou as religiosas e pelo que deixou nos estatutos do então recolhimento da Luz. São páginas que tratam da espiritualidade, mas em particular da caridade de como devem ser vivida a vida religiosa e tratadas as pessoas de dentro e de fora do "recolhimento". 

Às 10 horas do dia 23 de dezembro de 1822, no Mosteiro da Luz de São Paulo, havendo recebido todos os Sacramentos, adormeceu santamente no Senhor, contando com seus quase 84 anos de idade. Foi sepultado na Capela-Mor da Igreja do Mosteiro da Luz, e sua sepultura, ainda hoje continua sendo visitada pelos fiéis. 

Sobre a lápide do sepulcro de Frei Galvão está escrito para eterna memória:"Aqui jaz Frei Antônio de Sant'Anna Galvão, ínclito fundador e reitor desta casa religiosa, que tendo sua alma sempre em suas mãos, placidamente faleceu no Senhor no dia 23 de dezembro do ano de 1822". Sob o olhar de sua Rainha, a Virgem Imaculada, sob a luz que ilumina o tabernáculo, repousa o corpo do escravo de Maria e do Sacerdote de Cristo, a continuar, ainda depois da morte, a residir na casa de sua Senhora ao lado de seu Senhor Sacramentado. 

Frei Galvão é o religioso no qual o coração é de Deus, mas as mãos e os pés são dos irmãos. Toda a sua pessoa era caridade, delicadeza e bondade: testemunhou a doçura de Deus entre os homens. Era o homem da paz, e como encontramos no Registro dos Religiosos Brasileiros: "O seu nome é em São Paulo, mais que em qualquer outro lugar, ouvido com grande confiança e não uma só vez, de lugares remotos, muitas pessoas o vinham procurar nas suas necessidades". 

O dia 25 de outubro, dia oficial do santo, foi estabelecido, na Liturgia, pelo saudoso Papa João Paulo II, na ocasião da beatificação de Frei Galvão em 1998 em Roma. Com a canonização do primeiro santo que nasceu, viveu e morreu no Brasil, a 11 de maio de 2007, o Papa Bento XVI manteve a data de 25 de outubro.


Santo Antônio de Sant'Anna Galvão, rogai por nós!



Evangelho do Dia:


Evangelho (Lucas 13,18-21)

Terça-Feira, 25 de Outubro de 2011 
Sto. Antonio de Sant’Anna Galvão



A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 18Jesus dizia: “A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? 19Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos”. 20Jesus disse ainda: “Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus? 21Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.


- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, outubro 24

As lições de Madre Tereza .

A beatificação de Madre Teresa de Calcutá nos fez lembrar que, desde que começou seu trabalho com os pobres mais pobres da Índia, ela foi levada por uma crescente inquietação: queria atingir o maior número de pessoas; queria atender todos aqueles que viviam na miséria e morriam sem esperança. Procurou, então, multiplicar-se através de jovens que, tendo os mesmos ideais, dessem também sua vida por esses irmãozinhos. Nasceram, assim, as Missionárias da Caridade, congregação religiosa feminina que tem comunidades em muitos países, principalmente nos mais pobres.
O estilo de vida dessas religiosas e o espírito que as anima estão bem sintetizados num fato envolvendo a própria fundadora: ao tratar da abertura de uma comunidade aqui no Brasil, Madre Teresa colocou duas condições ao bispo: que as Missionárias da Caridade pudessem trabalhar no meio dos mais abandonados e que tivessem a possibilidade de participar diariamente da Santa Missa.
Madre Teresa não foi escritora nem oradora; não foi uma intelectual nem uma polemista. Assim ela mesma se definia: “Sou albanesa de nascimento. Agora sou uma cidadã da Índia. Sou também freira católica. No meu trabalho, pertenço ao mundo inteiro. Mas no meu coração, pertenço a Cristo”.
Prêmio Nobel da Paz, essa frágil irmã pouco se preocupava com títulos. Quando foram levar-lhe a notícia de que havia ganho o mais cobiçado prêmio da Academia Sueca, voltou-se para as religiosas que a cercavam e convidou-as para um momento de oração.
Uma jornalista americana teve a paciência de recolher os pensamentos dispersos de Madre Teresa, dando origem a um excelente livro, já traduzido no Brasil: “O amor - um fruto perene”. É dessa obra os pensamentos que seguem:

Fé: “A fé em ação é amor, e amor em ação é trabalho - portanto, o “modo de se viver” é fruto da fé.”

Sucesso: “Não fazemos coisa alguma. É Deus quem faz tudo. Toda a glória deve voltar para Ele. Deus não me convocou para ser bem sucedida. Ele me convocou para ser fiel.”

Confiança: “Meu Deus, tu, somente tu. Eu confio em teu chamado, em tua inspiração. Tu não me desapontarás.”

Família: “Cristo é o chefe da família, o ouvinte silencioso em toda conversação, o convidado invisível em todas as refeições.”

Pobres: “Hoje, os pobres sentem fome de pão e arroz, e do amor da palavra viva de Deus. Os pobres estão sedentos de água e paz, verdade e justiça. Os pobres estão desabrigados, necessitados de um abrigo, de um coração feliz que os entenda, os proteja e os ame. Os pobres estão nus: precisam de roupas, de dignidade humana e de compaixão. Estão doentes: necessitam de médicos, de carinho e de um sorriso sincero. Deus cuida dos pobres através de nós.”

Perdão: “Lembro-me de uma vez que retirei uma mulher de uma lata de lixo e vi que ela estava morrendo. Levei-a para o convento. Ela repetia as mesmas palavras: “Meu filho fez isso comigo”. Nem uma só vez pronunciou as palavras: “Estou faminta”, “Estou morrendo”, “Estou sofrendo”. Apenas continuava a repetir: “Meu filho fez isso comigo”. Levei muito tempo para ajudá-la a dizer, antes de morrer: “Eu perdôo meu filho”.

Sofrimento: “Hoje, o mundo é um “calvário aberto”. Os sofrimentos mentais e físicos estão em toda parte. A dor e o sofrimento entraram em tua vida, mas lembra-te que a dor, o infortúnio e o sofrimento são beijos de Jesus - sinais de que tens estado tão próximo dele que Ele pode beijar-te.”

Obediência: “Hoje, em ti, Jesus deseja reviver sua total obediência a seu Pai. Permite que Ele o faça. Não importa como te sentes, já que Ele se sente bem em ti...”
Onde e como Madre Teresa de Calcutá encontrava forças para realizar com amor seu incansável trabalho? Um dia, ela mesma respondeu: “Minha televisão é o tabernáculo”. Jesus Cristo era, pois, a fonte de toda a sua inspiração e força: “Cristo em mim: Ele age através de mim: Ele me inspira, me dirige como seu instrumento. Eu nada faço... Ele faz tudo”.
É de se esperar que as lições que Madre Teresa deixou à humanidade sejam guardadas com carinho e imitadas por todos. Afinal, por meio de nós, Jesus Cristo quer continuar debruçando-se sobre as chagas da humanidade.
 
Dom Murilo Krieger, SCJ - Extraído do Portal Shalom
 

Movimento Jovem - JP (FUND/2011)